O Gartner divulgou globalmente um estudo sobre os seis pontos para os CIOs adotarem projetos de Context Aware Computing nas suas empresas. De acordo com o instituto, até 2013, 40% das organizações adotarão este conceito, com foco na experiência do usuário.
Para a consultoria, as organizações precisam investigar projetos de Context Aware Computing entre 2010 e 2015. Segundo os analistas do Gartner, os CIOs precisam entender as diferenças entre essas iniciativas e como elas se relacionam com outras iniciativas de TI e de negócios.
"A maioria das organizações vai levar de três a sete anos para formular uma estratégia madura de Context Aware", disse William Clark, vice-presidente de pesquisas do Gartner. "Durante esse tempo, o papel do CIO será evoluir o projeto, o que envolve a introdução do conceito de negócio para fazer a transição para implementações de grande escala e, finalmente, a maturidade".
O executivo afirmou que as iniciativas de Context Aware Computing, durante 2010-2015 se dividem em três categorias de oportunidades de negócio, como estratégias voltadas aos clientes, desempenho de contexto focado na melhoria dos processos de negócios e mais suporte de conhecimento aos trabalhadores a fim de aumentar a produtividade.
Os seis pontos levantados incluem: realizar monitoramento do mercado e tecnologia; planejamento para obter um papel de liderança e encontrar patrocínios comerciais durante os próximos 2-3 anos; reconhecer ou aumentar a experiência do usuário; gerenciar o risco, especialmente em termos de escala e no modelo de negócio; envolvimento de parceiros e fornecedores (B2C) para uma comunicação mais útil; e por fim, buscar a sinergia na coordenação de projetos, encontrar áreas que fornecem técnicas e tecnologias que serão intercambiáveis.