>> Mercado

Telefónica e Microsoft firmam acordo para desenvolver a telecom do futuro

Empresas vão trabalhar juntas para potencializar experiências e serviços transformadores para clientes e explorar o uso de tecnologias inteligentes na rede

Por: Redação, ⌚ 26/02/2019 às 12h42 - Atualizado em 26/02/2019 às 12h42

A Telefónica e a Microsoft anunciaram no Mobile World Congress uma parceria estratégica de colaboração em projetos para acelerar a inovação na Telefónica e transformar o setor de telecomunicações. Com base no trabalho anterior realizado entre as duas empresas sobre o uso de dados e a Quarta Plataforma da Telefónica para potencializar ofertas como a Aura – sua assistente digital com tecnologia de Inteligência Artificial (IA) –, o novo acordo combinará o poder das redes de última geração da Telefónica, uma proposta exclusiva de cliente e o alcance global com a plataforma Microsoft Azure AI para desenvolver serviços a serem oferecidos pelas empresas de telecomunicações no futuro.

 

“A Telefónica tem sido líder no uso de inteligência artificial para transformar o envolvimento do cliente e a parceria estratégica que anunciamos hoje se baseia nessa história de inovação”, disse Satya Nadella, CEO da Microsoft. “Juntos, usaremos a força do Azure e do Azure AI para criar experiências novas e transformadoras para milhões de clientes da Telefónica em todo o mundo e para moldar o futuro da rede da empresa.”

 

José María Álvarez-Pallete, presidente e CEO da Telefónica, disse que “a companhia está aplicando tecnologia de ponta em sua transformação contínua e é pioneira na virtualização e softwearização para desenvolver redes inteligentes e líquidas, prontas para serem alimentadas por IA”. “Mais especificamente, já estamos usando a IA para melhorar nosso relacionamento com os clientes e estamos realmente animados em trabalhar com a Microsoft para aproveitar ainda mais o poder da IA ​​do Azure. Este acordo fortalece nosso relacionamento e nossa crença comum de que a tecnologia de Inteligência Artificial ​​e o uso de dados devem se basear em princípios éticos sólidos e capacitar as pessoas para o controle de suas vidas digitais.”

 

Juntas, a Telefónica e a Microsoft expandirão o uso dos Serviços Cognitivos Azure para processos de negócios e envolvimento do cliente, criarão novas experiências domésticas com tecnologia de IA e explorarão o uso de tecnologias inteligentes para transformar a rede.

 

Expandindo o uso de Serviços Cognitivos para engajamento do cliente

 

Atualmente, os Serviços Cognitivos Azure capacitam a Aura, que é incorporada em canais como aplicativos móveis, o serviço de TV paga da empresa e seus call centers no Brasil. Com este novo acordo, a Microsoft e a Telefónica trabalharão para explorar a extensão da Aura e dos Serviços Cognitivos a todos os canais de relacionamento com clientes, como centros de contato em outros países, mídia social e serviços na Web, bem como canais voltados para funcionários e fornecedores.

 

Novas experiências domésticas com Inteligência Artificial para clientes

 

Com base no sucesso da Aura no controle dos serviços da Telefónica, as duas empresas avaliarão o desenvolvimento da visão da Casa como Computador (HaaC, sigla em inglês para Home as a Computer) da Telefónica para usar os Serviços Cognitivos Microsoft e o Azure IA com outros serviços da Telefónica. Avançando na visão da HaaC, as duas empresas consideram criar um ecossistema de aplicativos Aura Living desenvolvido no Azure, que será executado em todos os dispositivos da Telefónica em casa. Os aplicativos permitirão que os clientes interajam com seus dispositivos para realizar atividades cotidianas.

 

Transformando a rede com tecnologias inteligentes

 

Por fim, a Microsoft e a Telefónica vão explorar o trabalho em conjunto para identificar oportunidades de uso da IA e de tecnologias disruptivas como blockchain, 5G e edge computing para transformar serviços e construir a rede do futuro. A colaboração entre as duas empresas acontecerá por meio da criação de uma equipe de trabalho conjunta para explorar os modos como a Inteligência Artificial e a aprendizagem de máquina podem ser aplicadas na otimização de suas redes, na redução de custos e, por sua vez, no impulso à transformação do setor. O objetivo é criar provas de conceitos para demonstrar como essas soluções podem ser usadas na previsão de provisionamento, capacidade de demanda e muito mais.

 

Para o resultado desses grupos de trabalho, a Telefónica e a Microsoft implementarão um modelo de propriedade intelectual baseado na Shared Innovation Initiative da Microsoft. Essa iniciativa baseia-se em um conjunto de princípios estabelecidos, à medida que os clientes avançam na transformação de seus negócios, para dar clareza e confiança a respeito da co-criação de tecnologia e propriedade intelectual com a Microsoft.

 

O acordo entre a Telefónica e a Microsoft é reforçado ainda pelo compromisso compartilhado com a ética e a privacidade dos dados. Ambas as organizações estão comprometidas com o uso responsável e ético dos dados do cliente e com a transparência sobre quais dados estão sendo coletados e como estão sendo usados, em alinhamento com os princípios do Regulamento Geral Europeu sobre a Proteção de Dados. As duas empresas reforçaram ainda mais esse compromisso por meio do treinamento e certificação de especialistas em segurança da ElevenPaths, unidade de segurança cibernética da Telefónica, sobre serviços e tecnologias de segurança cibernética da Microsoft.

 

>> Panorama