>> Mercado

Stefanini Capital Market mira no mercado financeiro

Soluções desenvolvidas pela companhia prometem redução de riscos, ganhos significativos de eficiência operacional e melhoria na gestão

Por: Redação, ⌚ 16/06/2017 às 15h58 - Atualizado em 16/06/2017 às 15h58

Um ano e meio após a Stefanini e a Tema Sistemas, presente no mercado financeiro há mais de 30 anos, criarem uma joint venture focada em soluções de tesouraria para grandes bancos, a Capital Market mira no mercado financeiro e implementa os sistemas  BankPro – Pricing e BankPro –  Clearing, que fazem parte da solução Bank Pro, em um dos maiores bancos do Brasil.

O BankPro – Pricing vem para o mercado para resolver as principais carências para controle dos títulos Privados e Públicos, que são a complexidade dos cálculos dos preços da curva e de mercado, amortização e juros,  ausência de padronização das informações cadastrais e  montagem das extensas agendas de eventos financeiros que demandam leitura e interpretação das escrituras de emissão desses títulos.
 

Entre os principais diferenciais é possível destacar: centralização e padronização das atividades relacionadas aos preços dos títulos públicos e privados; prudência e confiabilidade na manutenção das informações, conforme exigido pela Resolução Normativa 4277, e redução dos riscos operacionais, contábeis e gerenciais.
De acordo com Alexandre Cota, diretor de negócios da Stefanini Capital Market, a implantação desta solução propiciou uma redução de 80% no tempo de processamento da Carteira de Renda Fixa de uma grande instituição financeira.
E a solução não para de evoluir, pois está previsto para os próximos meses a implantação da fase II deste projeto onde “os clientes ficarão sabendo das alterações cadastrais dos títulos no momento que uma nova ata referente a este papel for lançada no mercado. A partir desta informação, a instituição financeira poderá tomar os procedimentos necessários para correção da sua posição. Tudo isto com prudência e confiabilidade”, afirma o executivo.
Já o BankPro – Clearing  tem como objetivo centralizar a responsabilidade de registro das operações nas câmaras, permitindo que os gestores possam cadastrar os legados existentes na instituição conforme a necessidade operacional. A solução permite que os legados informem em qual Clearing será feito o registro da operação, sendo que o gestor do sistema possui permissão para alterar o destino deste registro.
Para garantir a confiabilidade das transações executadas neste módulo, o sistema possui um painel de visualização dos registros que é intuitivo e de fácil manuseio, permitindo que o usuário do sistema execute as suas funções com praticidade e confiança.

>> Panorama