>> Mercado

SONDA inaugura primeiro Centro de Inovação no Brasil

Em parceria com Univille e Inovaparq, o centro localizado em Joinville será voltado para P&D de tecnologias disruptivas, consultoria e qualidade de software, Transformação Digital, entre outros projetos

Por: Redação, ⌚ 15/03/2019 às 11h00 - Atualizado em 15/03/2019 às 11h00

 

A SONDA inaugura hoje o seu primeiro Centro de Inovação em Joinville (SC). O Centro é fruto de uma parceria com a Univille – Universidade da Região de Joinville, e o Inovaparq – Parque de Inovação Tecnológica de Joinville.

 

O Centro de Inovação surge para criar novos projetos de Transformação Digital e AMS (Application Management Services, em inglês), além de apoiar o desenvolvimento de soluções de software para a área fiscal, comércio exterior e de processos de negócios (BPO – Business Process Outsourcing).

 

As instalações ocupam 300 m2 no campus da Univille e deve acomodar 350 profissionais até 2021. Desse total, 55 já estão trabalhando, dos quais 20 estagiários da própria universidade.

 

“Além de auxiliar na criação de tecnologias disruptivas e na geração de negócios para a SONDA, a nossa iniciativa tem o diferencial de contribuir para o desenvolvimento profissional de dezenas de estudantes”, comenta Affonso Nina, CEO do Grupo SONDA Brasil.

 

O Estado de Santa Catarina foi escolhido pela SONDA para instalação de seu Centro de Inovação por já despontar como um polo de desenvolvimento tecnológico. Uma pesquisa da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) revela que mais de 20% das startups brasileiras localizam-se na região.

 

O Inovaparq foi o local selecionado por seu destaque no ecossistema de inovação de Joinville e por estar associado a uma importante universidade da região. “Estamos certos de que esta parceria fomentará ainda mais o desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação em nossa região”, comenta Sandra Furlan, reitora da Univille.

 

O Centro de Inovação trabalha com um ecossistema de parceiros e startups voltados para transformação digital e tecnologias disruptivas. “A proposta converge com outras iniciativas da SONDA e os projetos não se limitarão ao Brasil, podendo ser direcionados a clientes nos países onde a empresa atua na América Latina”, comenta Caio Rainerio, vice-presidente de Aplicativos da SONDA no Brasil.

 

Além da mão de obra qualificada da Univille e da aptidão de SC para a inovação, a parceria com o Inovaparq tornou-se peça chave para o projeto tomar a dimensão atual porque ele estimula ações de Pesquisa & Desenvolvimento para novas tecnologias. “O Centro de Inovação Sonda será o empreendimento da consolidação do ecossistema de inovação da região norte catarinense, bem como um exemplo para o Brasil de interação Universidade/Empresa”, enfatiza Marcelo Leandro de Borba, diretor executivo do Inovaparq.

 

Programa de Estágio

 

Os 20 alunos que já ingressaram no Centro de Inovação tornaram-se os participantes iniciais do Programa de Estágio criado para o Centro. A proposta é que os selecionados possam ocupar, a médio prazo, funções-chave na SONDA, atuando de maneira integrada com a realidade do mercado de tecnologia no Brasil.

 

Durante o programa, os participantes terão a possibilidade de ampliar a compreensão do processo empresarial, se capacitar para enfrentar desafios de um mercado cada vez mais competitivo, privilegiando o contexto teórico e a inserção prática na sua respectiva área-fim.

 

Serão passadas aos estagiários noções gerais de arquitetura de software, montagem de soluções, metodologia de desenvolvimento para P&D entre outras informações, o que irá proporcionar a eles uma visão do que o mercado busca nos profissionais de TI. O programa terá duração de 24 meses, com possibilidade de incorporação ao quadro de funcionários da SONDA.

 

Todos os alunos da Univille podem se inscrever, principalmente das áreas de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comércio Exterior, Engenharia de Produção, Engenharia de Software, Sistemas de Informação, Mecatrônica Industrial e Letras.

>> Panorama