>> Mercado

SAP SE anuncia novos recursos de virtualização para simplificar a gestão

Novos recursos oferecem aos clientes acesso aos dados de aplicações da SAP e de terceiros, reduz a duplicação e fornece uma única central de segurança e governança

Por: Redação, ⌚ 14/05/2019 às 18h51 - Atualizado em 27/05/2019 às 17h47

A SAP SE apresenta hoje o novo SAP HANA Cloud Services, que visa levar o poder e o desempenho do banco de dados SAP HANA para a nuvem, onde atuará como única porta de dados em qualquer volume e, assim, enfrentar os desafios do cenário de dados distribuídos. A combinação da tecnologia in-memory do SAP HANA com a virtualização resultará em simplicidade e flexibilidade de gestão.

 

Uma camada de armazenamento data lake permite que as empresas ampliem sem limites seus volumes de dados gerenciados pelo SAP HANA. A previsão é que clientes com instalações on-premise do SAP HANA também possam se beneficiar com os novos serviços de nuvem, podendo agregar capacidade com flexibilidade quando necessário.

 

Além disso, a SAP Cloud Platform evolui ainda mais como plataforma de tecnologia para negócios, permitindo ampliar e integrar facilmente aplicações da SAP com capacidades de diferenciação. A SAP e parceiros têm enriquecido a plataforma, dando contribuições e ampliado a expertise de negócios.

 

 

O SAP HANA Cloud Services e a SAP Cloud Platform têm como objetivo oferecer aos clientes acesso aos dados de aplicações da SAP e de terceiros, reduzir a duplicação de dados e fornecer uma única central de segurança e governança. Dessa forma, os responsáveis pela tomada de decisão terão acesso em tempo real a dados abrangentes, bem como a confiança de que estarão seguros e protegidos. Também poderão aplicar facilmente análises avançadas, recursos de aprendizagem de máquina e outras técnicas para que os processos de negócio possam descobrir novas oportunidades.

 

Novidades


O SAP Data Warehouse Cloud é a primeira solução desenvolvida para ser integrada aos SAP HANA Cloud Services. Reúne dados heterogêneos em uma única solução, mantendo a segurança, a confiabilidade e a riqueza semântica de dados das empresas. Os usuários podem ter acesso rápido a todo o cenário de dados e transformá-los em valor dentro de espaços específicos das linhas de negócios e usando um modelo “pré-pago” flexível baseado em consumo.

 

Já o SAP e OpenText estão estreitando a parceria com planos para estender a SAP Cloud Platform com conteúdo não estruturado para empresas inteligentes. Uma das ações imediatas é fornecer gestão de documentos em escala corporativa como serviço sobre a SAP Cloud Platform, com futura integração com a SAP S/4HANA® Cloud e outras aplicações corporativas inteligentes. Os serviços vão ajudar a melhorar o fluxo de todos os tipos de informação, a trabalhar em conjunto com todo o processo de negócio, a cumprir os requisitos de conformidade e a elevar a produtividade.

 

Inovação

O SAP Intelligent Robotic Process Automation (RPA) são serviços de tecnologia com disponibilidade imediata que automatizam processos de negócio e elevam a produtividade por meio do uso de “robôs digitais”. Esses robôs de software substituem tarefas manuais, interpretam diálogos com alto volume de texto e ajudam os usuários finais com processos definíveis e repetíveis. Os SAP Intelligent RPAs estão totalmente integrados à SAP Cloud Platform e às principais soluções digitais da SAP, como o SAP S/4HANA.

 

O SAP Data Intelligence  aborda o ciclo de vida completo dos dados e aprendizagem de máquina. Foi desenvolvida para dar aos usuários mais controle sobre seus dados, modelos e implantações. Também permite a adaptação às últimas tendências e tecnologias, combinando a solução SAP Data Hub e a SAP Leonardo Machine Learning Foundation em uma oferta de nuvem integrada, fazendo uso de frameworks estabelecidos de código aberto, como o TensorFlow. Com a SAP Data Intelligence, os usuários podem conectar-se, descobrir e orquestrar fontes de dados SAP HANA e de terceiros para automatizar o processo de limpeza de dados. A SAP Data Intelligence deverá estar disponível em junho de 2019.

 

O resultado da colaboração entre a solução SAP Leonardo IoT e Amazon Web Services (AWS) IoT já tem ampla disponibilidade, oferecendo maior flexibilidade e capacidade de usar o AWS IoT Core como uma camada de conectividade e gerenciamento de dispositivos para dados de telemetria de IoT, que são retransmitidos para SAP Leonardo IoT. Além disso, o SAP Leonardo IoT Edge oferece aos clientes a opção de estender o suporte aos seus processos de negócios locais sobre AWS IoT Greengrass.

 

Também o SAP Analytics Cloud são atualizações que oferecem novas “fórmulas visuais” para que qualquer um dentro de uma organização possa criar cenários de planejamento e simular modelos usando linguagem do domínio, tornando facilmente acessível o planejamento colaborativo nas empresas. A recente integração com a solução SAP Integrated Business Planning ajuda os clientes a obter visibilidade plena sobre KPIs importantes no SAP Digital Boardroom.

 

 

>> Panorama