>> Mercado

Relatório global traz novos insights sobre transformação digital

Estudo da Harvard Business Review Analytics Services, patrocinado pela XL Catlin, aponta que 43% das empresas pesquisadas estão conseguindo resultados positivos de seus investimentos nessa mudança

Por: Redação, ⌚ 13/06/2017 às 17h23 - Atualizado em 13/06/2017 às 17h23

De acordo com o estudo Operacionalização da Transformação Digital: Novos Insights para Fazer a Transformação Digital Funcionar, desenvolvido pelo Harvard Business Review Analytics Services (HBR-AS) e patrocinado pela XL Catlin,  43% das empresas pesquisadas estão conseguindo resultados positivos de seus investimentos em transformação digital, especialmente aquelas que usam a tecnologia digital em todos os níveis das operações, desde as cadeias de suprimentos e redes de distribuição até as atividades de Compliance e Analytics. Esses líderes da transformação digital, no entanto, contrastam fortemente com muitas outras organizações para as quais a transformação digital ainda é um desafio.
O relatório fornece informações sobre o estado da transformação digital em todo o mundo, mostrando o que diferencia os líderes da transformação digital e analisando os novos riscos que essas empresas enfrentam, incluindo aqueles associados a novas tecnologias e o risco de interrupção por concorrentes que estão mais adiantados na curva digital.
Dentre as principais conclusões, o estudo aponta que os líderes superam consideravelmente os outros dois grupos no desempenho de negócio, com 73% relatando maiores receitas, contra 20% dos seguidores e 12% dos retardatários. Entre os líderes da Transformação Digital, 68% relatam melhoras na rentabilidade, contra 25% dos seguidores e 14% dos retardatários.

 

Quase 40% dos entrevistados dizem que seu negócio principal está em risco de interrupção digital de outras empresas que podem estar mais avançadas no caminho da digitalização ou serem mais rápidas na reação. Quase 50% dizem que estarão, pelo menos, atrasados ​​em relação a seus concorrentes se eles não conseguirem fazer um melhor trabalho de interconexão digital das várias partes de seus negócios.

 

Além disso, mais de 80% das empresas dizem que o maior risco associado à digitalização é não abraçar esta mudança. Os sistemas legados, operações fragmentadas / sistemas de informação e restrições orçamentárias são os três principais desafios que as organizações enfrentam ao alavancar recursos digitais para melhorar as operações.
“De certa forma, é lógico que muitas organizações tenham começado sua transformação digital pelos pontos de atendimento ao cliente, sendo impulsionados pela demanda do consumidor. No entanto, as organizações líderes sabem que as funções do back office (por exemplo, operações gerais, cadeia de suprimentos e distribuição) são igualmente fundamentais para a operação da transformação digital”, observa Alex Clemente, diretor-gerente da HBR-AS.
O estudo HBR-AS pesquisou 335 entrevistados em uma grande variedade de setores em todo o mundo e o relatório inclui comentários de especialistas em transformação digital, bem como informações de outras pesquisas publicadas. Os entrevistados representam as regiões nas seguintes percentagens: América do Norte: 31%; Ásia-Pacífico: 27%; Europa: 23%; América do Sul: 9%; África 7%; e outras regiões 2%. Como resultado, o estudo oferece uma visão global do estado da transformação digital, que o setor de seguros e resseguros deve auxiliar na ampla gama de negócios que ele apoia.

>> Panorama