>> Mercado

Oracle apresenta solução autônoma para mercado de nuvem

Solução oferece níveis de desempenho, disponibilidade e segurança líderes da indústria por metade do custo cobrado pela Amazon Web Services

Por: Redação, ⌚ 28/03/2018 às 16h10 - Atualizado em 28/03/2018 às 16h10

Durante um evento, Larry Ellison, presidente do conselho executivo e CTO (Chief Technology Officer) da Oracle, anunciou a disponibilidade do primeiro serviço baseado no novo Oracle Autonomous Database. Primeira solução na nuvem com recursos de autoexecução, autoproteção e autorreparação do mundo, o Oracle Autonomous Data Warehouse Cloud usa aprendizagem de máquina (machine learning) com níveis de desempenho, disponibilidade e segurança líderes da indústria, sem intervenção humana, por metade do custo cobrado pela Amazon Web Services.

 

“Esta tecnologia muda tudo”, disse Ellison. “O Oracle Autonomous Database é baseado em uma tecnologia tão revolucionária quanto a Internet. Ele recupera, ajusta e atualiza sozinho. Os bancos de dados da Amazon custam mais e fazem menos”, conclui.

 

O Oracle Autonomous Data Warehouse Cloud fornece todas as capacidades analíticas de segurança e alta disponibilidade do banco de dados da Oracle sem qualquer complexidade de configuração, ajustes e administração, mesmo quando a carga de trabalho e o volume de dados mudam.

 

Características

 

O banco de dados autônomo é uma classe inteiramente nova de solução que não exige nenhuma operação por parte do cliente, proporcionando um sistema de data warehouse na nuvem que é simples de usar; rápido; e elástico.

 

Autoexecução. Elimina intervenções e erros humanos ao provisionar, proteger, monitorar, fazer backup, recuperar dados, solucionar problemas e ajustar o banco de dados de forma autônoma. Faz upgrades e instala patches automaticamente durante a própria execução.
 

Autoproteção. Assegura proteção contra ataques externos e usuários internos mal-intencionados. Aplica automaticamente atualizações de segurança durante a própria operação para se proteger contra ataques cibernéticos e automaticamente criptografa todos os dados.
 

Autorreparação.  Garante proteção automatizada contra períodos de inatividade planejados e não planejados com até 99,995% de disponibilidade, resultando em menos de 2,5 minutos de inatividade por mês, incluindo a manutenção planejada.

 

O Oracle Autonomous Data Warehouse foi desenvolvido sobre o Oracle Database 18c, o primeiro dentre os lançamentos anuais de software de banco de dados da Oracle. Uma inovação com mais de 100 novos recursos, o Oracle Database 18c está disponível nos Oracle Cloud Services, nos sistemas projetados da Oracle e no livesql.oracle.com.

 

O anúncio está alinhado com a expansão recentemente anunciada dos Oracle Cloud Platform Autonomous Services.  Durante este ano, a companhia planeja oferecer serviços Oracle Autonomous para análise, mobilidade, desenvolvimento de aplicações e integração.

 

>> Panorama