>> Mercado

Nutanix leva infraestrutura invisível para Big Data e Analytics

Nutanix HCI, Objects e certificação Splunk oferecem escala maciça e simplicidade de um clique para atualizar suporte de TI para Cientistas de Dados

Por: Redação, ⌚ 26/03/2020 às 11h52 - Atualizado em 26/03/2020 às 11h52

A Nutanix anunciou que estendeu a plataforma Nutanix com novos recursos às aplicações de Big Data e Analytics, assim como a opção de armazenamento de dados não estruturados. Esses recursos, parte do Nutanix Objects 2.0, incluem a capacidade de gerenciar dados de objetos em vários clusters da Nutanix para obter uma escala massiva, maior capacidade de armazenamento de objetos por nó e a certificação formal da Splunk SmartStore. Os aprimoramentos são adicionados a uma plataforma em nuvem que já é otimizada para aplicações de big data, e oferece alto desempenho, além de reduzir custos ao maximizar recursos existentes e não utilizados.

 

As cargas de trabalho de big data exigem ambientes em nuvem que podem gerenciar com eficiência volumes extremamente grandes de dados não estruturados, além de oferecer o alto desempenho necessário para analisar os dados em tempo real e extrair informações de negócios. Com as empresas confiando em dados de negócios para criar experiências personalizadas dos clientes, as equipes de TI geralmente enfrentam silos, complexidade e ineficiências operacionais. As opções atualmente disponíveis não oferecem soluções seguras de ponta a ponta para executar aplicações de big data que podem ser dimensionadas facilmente.

 

“A transformação digital requer armazenamento em escala da web para cargas de trabalho corporativas. O armazenamento de objetos está rapidamente se tornando o local de escolha para as aplicações de próxima geração e big data. Como o armazenamento de objetos dá o salto da nuvem para o datacenter e traz cargas de trabalho de missão crítica, a economia deve ser equilibrada ao desempenho”, disse Amita Potnis, diretora de Pesquisa da equipe de armazenamento da IDC.

 

O software da Nutanix traz automação integrada e operações “em um clique” para liberar analistas de dados, equipes de segurança e linhas de negócios para se concentrarem somente na extração de valor dos dados. O modelo de licenciamento de assinaturas também oferece flexibilidade para se adaptar rapidamente às necessidades dinâmicas dos negócios. Além disso, ao integrar nativamente os serviços de armazenamento de objetos à solução hiperconvergente da Nutanix, as equipes de TI agora podem aproveitar melhor os recursos não utilizados para reduzir custos e otimizar gerenciamento e administração de armazenamento.

 

Novos recursos para executar cargas de trabalho de big data, incluem:

 

  • Maior armazenamento de objetos de expansão horizontal: o Nutanix Objects 2.0 agora oferece suporte a vários clusters para fornecer enormes armazenamentos de objetos de expansão. A quebra dos limites do cluster permite que as equipes aproveitem um único espaço em vários clusters Nutanix, gerenciados a partir de um único console. Ela também permite que as equipes de TI aproveitem a capacidade de armazenamento não utilizada em qualquer lugar do ambiente Nutanix para melhorar a economia de armazenamento.

 

  • Nós de armazenamento mais profundos: além dos novos recursos de expansão, o Nutanix Objects 2.0 agora suporta nós mais profundos e de alta capacidade, com até 240TB de armazenamento. Isso permite o armazenamento de objetos com vários petabytes em um único cluster

 

  • Segurança aprimorada: os clientes do Nutanix Objects 2.0 agora podem aproveitar o WORM (Write Once Read Many) para bloquear seu conteúdo sem necessariamente permitir que o versionamento atenda a uma variedade de exigências regulatórias e de conformidade.

 

“As aplicações de big data exigem escala e desempenho com estruturas de custos competitivas. A plataforma Nutanix, com a adição de armazenamento de objetos com vários clusters, oferece uma solução atraente para armazenamento de objetos não estruturados, que aproveita os recursos de armazenamento existentes para melhorar a economia de armazenamento como um todo”, disse Greg Smith, vice-presidente de Marketing de Produtos da Nutanix

 

 

 

 

>> Panorama