Edit Content

Menu

shutterstock_452153563_chombosan

Nokia apresenta serviços para cidades digitais

Nokia apresenta serviços para cidades digitais

Internet das coisas, sensoriamento como serviço e recursos para segurança pública são os destaques do portfólio da empresa

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

A Nokia lançou hoje serviços para resolver os desafios da urbanização. IoT para Cidades Inteligentes e Sensoriamento como serviço trazem os benefícios da IoT para a construção de cidades sustentáveis, dos pontos de vista econômico e ambiental. Para a segurança urbana, a Nokia apresenta seu Serviço S-MVNO de Segurança Pública, que incrementa as redes LTE comerciais, de forma a atender aos requisitos de missão crítica dos órgãos de segurança pública.

 

IoT para Cidades Inteligentes é uma estrutura totalmente integrada, modular e escalável que permite às operadoras e integradoras de sistemas tirarem proveito da gestão unificada de cidades inteligentes, ao mesmo tempo em que desencadeiam novos fluxos de receita, pela possibilidade de lançar novos serviços com rapidez.

 

Alimentado pelo compartilhamento de dados entre aplicativos e pela análise e automação de dados, o Centro de Operações Integradas (COI) da Nokia organiza todas as operações inteligentes da cidade e permite mais eficiência, capacidade de resposta e melhorias na tomada de decisões. Aplicativos blueprint agregam vigilância por vídeo, iluminação, estacionamento, gestão de resíduos e detecção ambiental inteligentes.

 

Sensoriamento como Serviço fornece, em tempo real, dados ambientais e análises inteligentes que as operadoras podem monetizar, oferecendo serviços de dados sem CAPEX para empresas, cidades, autoridades de segurança pública e governos. As operadoras podem utilizar localidades de estações base já existentes, e contar com a Nokia na implantação sensores e na integração de todos os equipamentos da localidade a uma plataforma de monitoramento da IoT.

 

O serviço torna possível que se detectem comportamentos ambientais incomuns, como construções ilegais, queima de lixo ou presença de partículas inabituais no ar. A proposta de sensoriamento como serviço é alimentada por um blockchain e torna viável o estabelecimento de contratos inteligentes: micro transações anônimas, privadas e seguras, que permitem às operadoras monetizar os dados analisados ​​e gerar novos fluxos de receita.

 

O Operador de Rede Virtual Móvel Segura para Segurança Pública (S-MVNO – Secure Mobile Virtual Network Operator for Public Safety) permite que as operadoras impulsionem suas redes LTE comerciais, para oferecer serviços de banda larga de missão crítica a órgãos de segurança pública e, assim, gerar novos fluxos de receita.

 

O serviço, compatível com o 3GPP, que faz parte do portfólio ViTrust da Nokia, ajuda as redes LTE comerciais a cumprirem exigências rigorosas em termos de disponibilidade, resiliência, desempenho e segurança, garantindo interoperabilidade com as redes de segurança já existentes.