Edit Content

Menu

shutterstock_431590900_ImageFlow

NEC inova em soluções para biometria facial

NEC inova em soluções para biometria facial

Companhia traz tecnologia reconhecida pelo NIST como mais precisa e rápida, podendo ser utilizada em diversas situações, especialmente em infraestruturas críticas como áreas de embarque em aeroportos

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

No ano em que a NEC celebra cinco décadas de atuação no mercado brasileiro, a empresa apresenta ao público do Futurecom 2018, que acontece de 15 a 18 de outubro, no São Paulo Expo, na capital paulista, as tecnologias que, de maneira integrada, retratam a forma como enxerga o futuro e suas megatendências, bem como a realidade da transformação digital. Para isso, a NEC traz para o evento soluções inspiradas no Japão, país de origem da companhia e um dos mais desenvolvidos do mundo nas questões de tecnologia e na dinâmica da sociedade.

 

No estande da empresa, está ambientada uma estação de transporte de passageiros, que representa um espaço público, com aplicações que estarão integradas por um Centro de Controle e Operações (CCO) moderno, por meio do qual as equipes de segurança conseguem monitorar todas as ações e gerar alertas pré-determinados, como a identificação de pessoas desaparecidas, procuradas, etc. O videowall concentra várias operações que estarão acontecendo no estande da NEC, ao longo da feira.

 

Neste CCO, o visitante pode conferir o lançamento NeoFace Express, por exemplo. Trata-se da tecnologia de identificação facial da NEC, reconhecida mundialmente como a mais precisa e rápida por meio de testes realizados pelo NIST (em português: Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos EUA). Este sistema possui a mesma eficiência do já conhecido localmente NeoFace Watch, com a vantagem de estar embarcado em um totem móvel com os demais sistemas necessários ao seu funcionamento, em design compacto e moderno. Por ser uma solução completa de identificação, pode ser utilizada em uma infinidade de situações, sendo ideal para aplicação em infraestruturas críticas e em áreas de embarque de aeroportos, como já adotado amplamente nos aeroportos americanos.

 

Outro lançamento relacionado à Segurança Pública que a NEC traz ao Brasil é o sistema Super Resolution. Totalmente adaptada aos padrões brasileiros, a tecnologia japonesa consegue, por meio do emprego de inteligência artificial, identificar as letras e números de placas de carros que, muitas vezes, aparecem ilegíveis nas imagens captadas nas ruas pelas câmeras de vigilância urbana e particulares, mesmo as de baixa resolução. O Super Resolution é uma plataforma direcionada ao segmento de investigação criminal e tem o potencial para auxiliar de forma efetiva as autoridades policiais brasileiras. Graças à utilização de um software extremamente sofisticado de inteligência artificial, análise de dados e algoritmos ultramodernos, a tecnologia consegue solucionar casos complexos de identificação de placas de veículos.

 

A área de experiência, criada para dar suporte com excelência aos segmentos público e privado, conta também com soluções voltadas ao varejo. Uma área que simula um café tem terminais POS G5100 de autoatendimento, onde é possível vivenciar uma experiência inovadora com a ajuda do sistema de reconhecimento facial da NEC. Neste setor, o visitante pode comprar produtos alimentícios, como se fosse um estabelecimento comercial real, fazendo todo o processo de forma digital. O diferencial é que o cliente é reconhecido pela biometria digital, o que o permite receber promoções direcionadas, baseadas nas últimas compras, pagar a conta sem precisar do cartão e, ainda, ser identificado pelo garçom graças à imagem captada no PDV.

 

A NEC oferece, ainda, com uma área chamada Smart Space. Nela, por meio da conexão Wi-Fi do estabelecimento, os clientes que desejem navegar pela Internet e autorizem o uso de seus dados, oferecem ao gestor do local um mapa da localização do seu público em tempo real, agrupado por faixa etária, sexo, engajamento em ativações, entre outras. No contexto de uma loja, o cliente conta com uma ferramenta de comunicação que ajuda a melhoria da sua experiência de compra, ao mesmo tempo que o varejista pode dar mais assertividade a suas campanhas no momento de compra de seus consumidores e de acordo com o perfil de cada um deles.

 

Com enfoque no universo de telecomunicações, a NEC apresenta aos visitantes do Futurecom uma solução baseada no conceito Cloud in a Box, que tem um rack capaz de concentrar todas as características e especificidades de um data center, como controle de temperatura, entre outras, de forma compacta. A proposta da empresa com essa oferta é fornecer uma infraestrutura completa de data center com todos os sistemas de uma cloud privada em apenas um rack, garantindo o melhor custo e utilização dos espaços e da estrutura virtualizada, permitindo o foco no que é mais importante, suas aplicações.

 

A solução de IoT (Internet of Things), exemplificada no evento, utiliza uma rede pública e tem como objetivo monitorar diversos dispositivos, como sensores, que são capazes de medir e emitir alertas referentes à temperatura do ambiente, entre outras informações. Essa demonstração aponta como a tecnologia pode ser usada também no funcionamento de um data center, por exemplo.

 

O estande da empresa no Futurecom remete às diversas ‘faces’ do Japão, que vão desde o clássico, passando pelas inovações tecnológicas, e chegando ao Japão contemporâneo. A NEC se posiciona no evento como uma empresa global, com soluções que buscam orquestrar um mundo mais brilhante, utilizando as tecnologias de ponta como instrumento para o desenvolvimento de uma sociedade mais segura e próspera.