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Mais de 185 mil pessoas utilizaram os serviços de IA da Visa no Messenger

Mais de 185 mil pessoas utilizaram os serviços de IA da Visa no Messenger

Ferramenta de chatbot evoluiu e incorporou novas funcionalidades; após um ano, empresa identificou que 76% dos usuários resolvem as questões em menos de dois minutos conversando com o assistente virtual

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Um ano após o lançamento oficial do assistente virtual (chatbot) da Visa no Facebook Messenger, a empresa analisou as mais de 700 mil interações com quase 185 mil pessoas para entender melhor a recepção da tecnologia e descobriu que:

 

– 76% dos usuários resolvem suas questões em menos de dois minutos conversando com o assistente virtual;

 

– Apenas 7% dos usuários enviaram mensagens que o chatbot não soube responder;

 

– Os assuntos mais procurados foram “Quero um Visa”, seguido de “Benefícios Visa”;

 

– 59% do público que interage com a ferramenta é feminino;

 

– Do total de pessoas que responderam à pesquisa de satisfação, 86% deles classificaram a experiência com o chatbot entre boa e ótima.

 

“A construção e o desenvolvimento do assistente virtual da Visa é um trabalho dinâmico e constante. Neste primeiro ano, utilizamos o machine learning para melhorar a forma como ele interage para responder novas questões e para facilitar ainda mais a vida das pessoas”, conta Taciana Lopes, diretora de Marketing da Visa no Brasil. “Além disso, o chatbot da Visa passou a agregar novas funcionalidades, deixando de ser apenas uma fonte de informação para os consumidores, atuando ativamente para promover serviços e aumentar o engajamento em promoções e campanhas”.

 

Entre algumas das novas funcionalidades estão a possibilidade de solicitar cartões de forma integrada, em parceria com alguns dos emissores da Visa; a integração com promoções como a ação Free Valet Restaurantes, na qual os portadores de cartão podem se cadastrar e solicitar o benefício pelo assistente virtual da empresa; e também a promoção realizada durante o Rock in Rio 2017, na qual os interessados realizavam o cadastro e enviavam uma foto de sua tatuagem para concorrer a 25 prêmios de R$ 500 em vale-compras que podiam ser utilizados no evento. Além disso, também é possível realizar disparos de informações sobre campanhas de interesse, como o programa Causas Visa e outras ofertas especiais.

 

Em mais de um ano, além do assistente virtual da Visa, a empresa lançou e colaborou com o desenvolvimento de mais outros três projetos de assistentes virtuais: o bot do programa de educação financeira Finanças Práticas, um em parceria com um marketplace e outro junto com um banco. “Assumimos o compromisso de liderar a transformação tecnológica da indústria de meios de pagamentos, sendo que a comunicação com o portador também tem que refletir nossa missão. Essa inteligência não só poupa o tempo do consumidor, mas também é capaz de sugerir soluções agregadas e benefícios de forma mais rápida e eficiente”, acredita Taciana.