>> Mercado

Indra avança no segmento de Open Banking com a aquisição

Companhia adquiriu recentemente a startup focada em extração e uso de dados para pagamentos

Por: Redação, ⌚ 08/10/2019 às 12h43 - Atualizado em 08/10/2019 às 12h43

A Minsait adquiriu recentemente 100% da startup Afterbanks, uma Fintech que possui mecanismos diferenciados para extrair e agregar dados de diferentes bancos em tempo real e iniciar pagamentos de forma instantânea e completa.

 

Com a aquisição, a companhia poderá ofrecer a seus clientes novas alternativas em meios de pagamento, facilitar o financiamento digital por meio de perfis avançados de clientes em tempo real ou gerar novos modelos de negócios a partir de produtos que auxiliam na gestão financeira de pessoas físicas e jurídicas.

 

“Essa aquisição acelera o progresso da Minsait nos negócios de banco aberto, com grande potencial, especialmente na Europa e na América Latina, pois complementa sua oferta avançada para o setor financeiro e expande a proposta de valor e os benefícios de suas soluções em áreas como os meios de pagamento, a inteligência dos dados ou as soluções que facilitam a gestão financeira das empresas”, afirma a companhia.

 

A proposta de valor conjunto do Afterbanks e do Minsait garante o melhor desempenho em serviços de inteligência de dados, segurança e pagamento no novo ambiente de banco aberto, o que tornou possível a nova diretiva de pagamento européia PSD2, que coloca o instituições financeiras no centro de um ecossistema no qual outros provedores de serviços podem acessar dados bancários, com a autorização do cliente, e iniciar pagamentos, possibilitando o desenvolvimento de novos modelos de negócios com garantia de segurança. Uma vez implementado o PSD2, espera-se que o início de pagamentos cresça na Europa em 29% ao ano.

 

A tecnologia Afterbanks já está sendo testada em iniciativas avançadas de transformação digital em grandes empresas, por exemplo, para facilitar o “pagamento invisível” nas lojas por meio do reconhecimento facial; criação de perfil em tempo real para financiamento digital ao consumidor; ou reconciliação bancária para facilitar a oferta de soluções de financiamento proativas para as PME.

 

O contrato para a aquisição do Afterbanks foi assinado em Valência e foi fechado através da Indraventures, área da Indra destinada à aceleração de projetos. A aquisição faz parte do modelo de inovação aberto, ágil e flexível da Indra, que visa expandir a capacidade de gerar e capturar idéias disruptivas que podem contribuir para melhorar o portfólio da companhia. Desde o seu lançamento em 2017, a Indraventures analisou mais de 700 startups e fechou acordos significativos em áreas como serviços financeiros e transportes.

 

 

>> Panorama