>> Mercado

IBM investirá US$240 milhões em estudos sobre inteligência artificial

Em parceria com o MIT, objetivo da iniciativa é fomentar pesquisas e impulsionar avanços dessa tecnologia no Brasil; Lab contará com mais de 100 cientistas

Por: Redação, ⌚ 11/09/2017 às 12h08 - Atualizado em 11/09/2017 às 12h08

A IBM anuncia uma parceria com o MIT para a criação do MIT-IBM Watson AI Lab. O investimento será de US$ 240 milhões em 10 anos. Com a união, tanto a companhia quanto a instituição de ensino pretendem fomentar as pesquisa sobre inteligência artificial fundamental (AI) e impulsionar avanços científicos para aprimorar o potencial dessa tecnologia. A ideia é que essa colaboração auxilie em pesquisas de hardware, software e algoritmos de IA relacionados ao aprendizado profundo, gerando impactos positivos em diferentes indústrias.

 

Este Laboratório contará com mais de 100 cientistas, professores e estudantes de AI que juntos promoverão pesquisas em diversas áreas, entre elas, a de desenvolvimento expandido de algoritmos em Inteligência Artificial. A ideia é que esses sistemas criem novas aprendizagens, muito mais complexas, e se aproximem ainda mais da inteligência humana.

 

Outra área que também está sendo visada por esse Lab é a de física da IA, que poderá criar intersecções desses sistemas com computação quântica para acelerar a aprendizagem de máquinas e outras aplicações. Além disso, a segurança cibernética também entra como uma prioridade, pois essa colaboração explorará o uso de inteligência artificial na segurança e também na privacidade de dados médicos, por exemplo.

 

Em termos socioeconômicos, a ideia é que o Lab estude as interações de IA com a sociedade, verificando como algumas soluções poderão beneficiar pessoas e nações, fomentando o crescimento sustentável e a qualidade de vida.

 

Outra novidade para este centro de inovação é o fato que ele funcionará também como uma incubadora de startups, encorajando professores e estudantes para que comercializem invenções e tecnologias de inteligência artificial desenvolvidas no laboratório, além de permitir a publicação de seus trabalhos, contribuindo para o lançamento de materiais de código aberto e em linha com a aplicação ética da IA.

>> Panorama