>> Mercado

Huawei lança Ascend 910 e MindSpore, marcos da computação de Inteligência Artificial

Novas soluções da empresa oferecem poder de processamento com menor gasto de energia e facilidade de desenvolvimento para programadores

Por: Redação, ⌚ 27/08/2019 às 14h09 - Atualizado em 27/08/2019 às 14h09

A Huawei lançou oficialmente o processador de Inteligência Artificial (IA) mais poderoso do mundo – o Ascend 910 – em conjunto com um framework para computação de IA para todos os cenários, MindSpore.

 

“Fizemos progresso contínuo desde que anunciamos nossa estratégia de IA em outubro do ano passado”, disse Eric Xu, presidente rotativo da Huawei. “Tudo está caminhando conforme o plano, desde P&D até o lançamento do produto. Nós prometemos um portfólio de IA full-stack e para qualquer cenário, e hoje o estamos entregando com os lançamentos do Ascend 910 e MindSpore. Este momento também marca um novo estágio na estratégia de IA da Huawei.”
O Ascend 910 é o novo processador de IA pertencente à série de chipsets Ascend-Max da Huawei. A companhia anunciou as especificações do processador em seu evento proprietário, Huawei Connect, em 2018. Após um ano de desenvolvimento contínuo, resultados de testes mostram que o Ascend 910 bate todas as suas metas de performance com consumo de energia de 310W, muito menor do que os 350W planejados originalmente.
O novo processador da Huawei é usado para treinamento de modelos de Inteligência Artificial. Em uma típica sessão de treinamento baseada em ResNet-50, a combinação do Ascend 910 e MindSpore é cerca de duas vezes mais rápida do que outros meios convencionais que utilizam TensorFlow.

 

 

Já o MindSpore marca um progresso significante da Huawei em direção aos seu objetivo de oferecer um framework de IA que permita fácil desenvolvimento, execução eficiente e que seja adaptável a todos os cenários. Com seu conceito de design de “Algoritmo de IA como Código), desenvolvedores podem criar aplicações avançadas em IA com mais facilidade e eficiência usando até 20% menos linhas de código do que os frameworks líderes de mercado.

 

 

Por meio de inovação no framework, bem como co-otimização do MindSpore e do processador Ascend, a solução da Huawei ajuda desenvolvedores a resolver desafios complexos de computação de IA e as necessidades de ampla gama de poder computacional para diferentes aplicações. Isto resulta em melhor performance e execução mais eficiente. Além dos Ascend, o MindSpore também suporta GPUs, CPUs e outros tipos de processadores.
A Huawei trabalha em proximidade aos seus parceiros para tornar a Inteligência Artificial mais acessível à sociedade, ajudando a levar os benefícios desta tecnologia digital para todas as pessoas, lares e organizações.

 

 

>> Panorama