>> Mercado

Grupo New Space lança bot pra venda de consórcio e crédito consignado

Batizada de S.A.N.D.R.A, solução inova ao trazer a Inteligência Artificial para um patamar de negociação

Por: Redação, ⌚ 06/12/2019 às 12h30 - Atualizado em 06/12/2019 às 12h30

O Grupo New Space,  anuncia o lançamento da S.A.N.D.R.A (Smart Agent aNd Data Robotic Automation), um bot que permite à instituições financeiras e profissionais do segmento ofertar consórcio e crédito consignado aos seus clientes, sem necessitar da intermediação de terceiros. Trata-se de uma solução que agrega muito valor ao negócio, uma vez que é capaz de substituir processos manuais da equipe comercial, do call center, além de outras áreas.

 

 

O processo de concessão de crédito e consignado envolve uma série de etapas: prospecção, negociação, formalização, envio da documentação, aprovação, eliminação dos documentos e liberação do crédito. A New Space atuava ‘apenas’ a partir da formalização e o bot foi desenvolvido para complementar as nossas soluções de Esteira Digital para Crédito e Consignado “, afirma Fernando Adriano, diretor de TI e Inovação do Grupo New Space. Segundo o executivo, por meio de várias ferramentas de Inteligência Artificial, o produto consegue interpretar as respostas dos clientes e a interação acontece diretamente pelo Whatsapp, Telegram ou qualquer outro app de troca de mensagens.

 

 

Como exemplo, imaginemos uma pessoa que envia a seguinte mensagem: “eu quero financiar R$ 10 mil” – aqui vale a ressalva de que também é possível que a interação aconteça a partir do bot. A S.A.N.D.R.A consegue interpretar dois conjuntos de informação: intenção e entidade, ou seja, ele entende o propósito da interação (quero financiar) e o conteúdo (R$ 10 mil). Do mesmo modo, permite esclarecer dúvidas, negociar o valor do crédito, o número de parcelas, taxas etc. O interessado sinalizou positivamente? O próprio bot faz uma varredura no cadastro para checar questões como: o valor está dentro do limite? Qual o percentual de juros que é possível negociar? Na sequência, acontece a comprovação documental para checar se todos os documentos estão válidos, seguido pelas etapas de geração e assinatura de contrato. Com tudo aprovado, a solução sinaliza ao banco para liberar o recurso.

 

 

Junto com o bot, a New Space também disponibiliza o software Gestão de Prospects em que os profissionais do segmento podem cadastrar seus clientes e as respectivas oportunidades de negócio. E, além da Inteligência Artificial em redes neurais, a S.A.N.D.R.A vem embarcada com outras tecnologias como reconhecimento facial, blockchain, antifraude, OCR (optical character recognition) e RPA (robotic process automation). Segundo Adriano, “não há nenhuma ferramenta como essa no mercado.

 

 

Vale ressaltar que todos os parâmetros são customizáveis, ou seja, a empresa pode optar por coletar apenas o CPF, outra o RG, ou, ainda ambos, enfim, o cliente que define. A solução também é customizável, podendo ser usada para diferentes fins, tais como contratação de seguro de vida, seguro de carro, abertura de conta digital, atendimento e tira dúvidas etc. Outro benefício é que, ao longo do tempo e com as interações do dia a dia, o bot vai aprendendo e desenvolvendo mais um importante variante: sentimento. A solução consegue perceber pelo tipo de escrita se a pessoa está satisfeita ou insatisfeita. E permite intervenção humana, sempre que houver necessidade.

 

 

“A expectativa é muito positiva. A tecnologia do bot já é existe há algum tempo no mercado, mas conseguimos inovar trazendo a Inteligência Artificial para um patamar de negociação e contratação de produtos e serviços”, finaliza o executivo da New Space.

 

>> Panorama