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Grande portfólio em nuvem impulsiona crescimento da SAP Brasil no 2º trimestre

Grande portfólio em nuvem impulsiona crescimento da SAP Brasil no 2º trimestre

Companhias como Burger King, James Delivery, Gerdau e Hospital Sírio-Libanês digitalizam processos e se aprofundam na jornada da empresa inteligente

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A SAP teve aumento significativo na venda de soluções na nuvem no Brasil, incluindo o sistema de gestão SAP S/4HANA, que contribuiu para o crescimento de dois dígitos no desempenho no segundo trimestre da companhia. A empresa de tecnologia também continuou a avançar em projetos de gerenciamento da experiência do cliente (CX), segmento que teve alta de três dígitos, o que reforça sua bem-sucedida estratégia de diversificação de portfólio.

 

Ainda em cloud, as soluções SAP SuccessFactors, para gestão de capital humano, tiveram resultados impulsionados pela necessidade das empresas de modernizar suas áreas de Recursos Humanos e integrá-las aos processos de transformação digital em curso. Um exemplo é o projeto da Gerdau que vai promover uma mudança global para a nuvem em sua estratégia de RH com o objetivo de descentralizar processos e melhorar o gerenciamento de recrutamento, treinamento e recepção dos colaboradores.

 

A SAP Brasil está avançando na direção do equilíbrio das receitas resultantes de contratos on premise (venda de licenças) e de soluções na nuvem. O setor bancário e de serviços financeiros é exemplo desse movimento, registrando crescimento de três dígitos tanto em on premise como em cloud neste trimestre. As indústrias de bens de consumo e de óleo e gás também responderam por grandes volumes de vendas no período.

 

Cristina Palmaka, presidente da SAP Brasil, destaca o crescimento do portfólio de soluções SAP em empresas que já são clientes de longa data e a adoção por novos clientes. “A diversificação do nosso portfólio e a simplicidade de contratação na nuvem, de forma modular e na medida da necessidade do cliente, vem dando suporte a projetos cada vez mais inovadores e que tem ajudado nossos clientes, nas mais variadas indústrias, a transformar seus negócios e projetar suas operações para um futuro promissor”, explica.

 

“A cada trimestre é mais comum termos casos de empresas que, a partir da adoção dos nossos sistemas de gestão, como o SAP S/4HANA, já migram também seus processos de compras, recursos humanos, reembolsos, plataformas de vendas online e sistemas de marketing e relacionamento para sistemas SAP. Isso acontece pela facilidade de integração, mas também pela capacidade de potencializar uma visão 360º de todos os setores da empresa, contribuindo para uma tomada de decisão que considere cenários distintos e se antecipe a movimentos do mercado”, completa Cristina.

 

Entre as empresas que confiaram na consultoria e sistemas SAP como suporte à estratégia de crescimento está o Burger King Brasil, que adotou as soluções do portfólio SAP Customer Experience (CX) para oferecer suporte a dados massivos e acompanhar qualquer ponto de contato com o cliente, tudo em conformidade com as regulamentações da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A rede também adotou o SAP Fieldglass para gerenciar todas as interações com os fornecedores de serviços, o SAP Concur para gerenciamento de despesas e o SAP SuccessFactors para atrair, reter e desenvolver sua força de trabalho.

 

No setor de saúde, o destaque do trimestre foi o Hospital Sírio-Libanês. A instituição buscava novas tecnologias para aprimorar os processos operacionais e o balanço financeiro, modernizar a área de compras e de suprimentos estratégicos. Sua transformação digital será apoiada pelos sistemas SAP S/4HANA, SAP Ariba e SAP SuccessFactors. A implementação habilita o hospital a oferecer assistência médica baseada em dados, fornecendo análises multidimensionais para apoiar decisões e gerar melhores resultados para a instituição e para os pacientes.

 

O varejo contribuiu para os bons resultados do semestre. Foram fechados contratos importantes como os de James Delivery, Grupo Boticário e Drogaria Araujo.

 

A James Delivery, está implementando o sistema de gestão SAP Business One para apoiar sua estratégia de expansão e obter melhor visibilidade em diferentes áreas do negócio, automatizar e integrar as funções de back office e fazer interface direta com o aplicativo, além de contar com integração nativa com os sistemas do GPA, que está migrando para SAP S/4HANA.

 

Grupo Boticário, expandiu sua relação de longo prazo com a SAP neste trimestre com a adoção da plataforma de computação in-memory SAP HANA para apoiar a estratégia de crescimento contínuo da empresa, oferecendo segurança, desempenho e escalabilidade. A migração visa melhorar a velocidade para usuários internos e aumentar a produtividade das seis unidades de negócio do Grupo.

 

 

Receita global

 

A SAP registrou crescimento de receitas na nuvem em 17% para € 494 milhões (15% em moeda constante). As novas reservas de nuvem, excluindo a Infraestrutura como Serviço (IaaS), aumentaram 27%. A nova entrada de pedidos de software e nuvem subiu 3% (1% em moeda constante) ano após ano no segundo trimestre. A nova entrada de pedidos de nuvem e software, excluindo IaaS, aumentou 9%. As soluções de gerenciamento de experiência (XM) da Qualtrics impulsionam o crescimento rápido da experiência do cliente e da experiência do funcionário. A migração para o sistema de gestão SAP S/4 HANA continua, alcançando mais de 11.500 clientes.

 

“A SAP apresentou um crescimento de dois dígitos na receita total e receita de nuvem. A Qualtrics está crescendo rapidamente como o padrão global na categoria de gerenciamento de experiência (XM). Como mostrado pelas nossas crescentes margens brutas de nuvem, estamos progredindo muito bem em nossa ambição de ser o Best-Run SAP. Com a XM dirigindo a agenda de transformação digital do CEO, reafirmamos resolutamente nossa orientação anual”, afirma Bill McDermott, CEO da SAP.