>> Mercado

Google lança plataforma para conectar nuvens de diferentes fornecedores

Trata-se de uma plataforma híbrida, que permite a qualquer empresa adotar uma infraestrutura de nuvem pública com vários fornecedores

Por: Redação, ⌚ 10/04/2019 às 11h20 - Atualizado em 10/04/2019 às 11h20

O Google anunciou nesta terça-feira, 9, durante o Next, sua conferência anual sobre computação em nuvem, o início da oferta da plataforma Anthos em beta para todos os clientes.

 

Trata-se de uma plataforma híbrida, que permite a qualquer empresa adotar uma infraestrutura de nuvem pública com vários fornecedores, de forma escalável e rápida.

 

A Anthos contempla produtos e serviços de Google Cloud desenhados para ajudar empresas a aumentar a confiabilidade de suas aplicações, a produtividade de desenvolvedores e a governança de TI de forma escalável.

 

Isso é possível porque a Anthos é a primeira plataforma que permite que os gestores de TI possam modernizar sua infraestrutura usando a estratégia que mais se encaixa aos seus objetivos de negócio.

 

Na prática, as empresas agora podem combinar dados e aplicações que rodam em sua infraestrutura própria, além de nuvens públicas de diferentes fornecedores.

 

Com o anúncio, o Google reforça ao mercado sua missão de ajudar as companhias a migrarem para a nuvem, seja qual for o momento que elas estiverem em sua jornada de transformação digital.

 

Atualmente, de acordo com dados da consultoria IDC divulgados no início de janeiro, quase 50% das empresas brasileiras que já utilizam nuvem híbrida optam por uma estratégia multi-cloud, ou seja, que considera nuvens de diferentes fornecedores.

 

“No ano passado, começamos a falar sobre a ideia de oferecer uma plataforma de serviços na nuvem”, explica João Bolonha, diretor de Google Cloud para a América Latina.

 

“A habilidade de usar várias nuvens de forma simples e integrada com os sistemas existentes, representa uma grande mudança no mercado, que permitirá que as empresas estejam mais próximas de um mundo no qual escrevam uma aplicação uma única vez e o código funcione em qualquer lugar.”

 

>> Panorama