Edit Content

Menu

shutterstock_359089292_Sergey-Nivens

Gartner mostra como usar um Digital Twin na estratégia de IoT

Gartner mostra como usar um Digital Twin na estratégia de IoT

Na visão do instituto, esse modelo digital 3D pode influenciar positivamente nas estratégias de internet das coisas e é uma tendência que vem gerando grande expectativa de adoção

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

O Gartner anuncia pesquisas que mostram como um Digital Twin (modelo digital 3D de um sistema físico operacional) pode influenciar positivamente as estratégias de IoT. Um Digital Twin é uma representação digital de um objeto físico. Esse conceito inclui o modelo do objeto, dados sobre ele, uma correspondência única personalizada e a habilidade de monitorá-lo.

 

“A adoção e a expectativa em torno desse conceito estão crescendo”, diz Roy Schulte, Vice-Presidente e Analista do Gartner. “Digital Twins são o próximo passo no mundo movido pela Internet das Coisas, no qual os executivos estão crescentemente utilizando tecnologias de IoT em sua jornada de negócios digitais”, acrescenta.

 

Essa tecnologia adiciona valor às abordagens analíticas tradicionais, melhorando o conhecimento situacional e permitindo melhores respostas a condições em mudança, particularmente para a otimização de ativos e manutenção preventiva. Os Digital Twins podem diminuir as despesas operacionais e gastos de capital, estendendo a vida útil do objeto que eles representam e otimizando a performance do ativo conforme ele funciona.

 

Segundo o Gartner, são inúmeros os objetos físicos que podem ser representados por um Digital Twin. Eles vão de pessoas, coisas e lugares a ambientes complexos, como prédios, fábricas ou cidades. “Os executivos precisam discutir com seus pares o valor de negócio potencial gerado por Digital Twins, suas limitações e política em sua arquitetura e uso”, diz Schulte.

 

Os profissionais que querem usar Digital Twins para permitirem soluções disruptivas de IoT e resultados de negócios devem focar em objetivos, entendendo os principais benefícios dessa tecnologia em seu negócio antes de investirem na sua implementação. Além disso, é necessário incluir um sistema de controle e balanço, desenvolvendo indicadores com métricas que podem ser usadas para medir o progresso de iniciativas de Digital Twin, o que pode demandar alguns anos para atingir objetivos financeiros.

 

No longo prazo, o Gartner prevê novos modelos de negócios emergirem, facilitados por Digital Twins, como a venda de dados de performance relacionados a objetos físicos ou a cobrança por objetos baseados em dados de desempenho.