>> Mercado

Nuvem pública no Brasil: 82% das companhias estão no início dessa jornada

Levantamento da IDC, encomendado pela Accenture, com mais de 150 influenciadores e decisores de TI de empresas brasileiras com mais de 1000 funcionários de todos os segmentos do setor privado, aponta também que 60% das empresas consultadas não estão prontas para a nuvem

Por: Redação, ⌚ 01/03/2019 às 14h28 - Atualizado em 11/03/2019 às 17h02

A Accenture, em parceria com a IDC, publica o estudo “Benchmark de Migração para Cloud Pública”, que apresenta o cenário sobre o processo de adoção da cloud pública no País. O levantamento busca medir não somente quanto de migração já se executou, mas também avaliar como está o preparo das áreas de tecnologia para contribuir nos processos de transformação digital das empresas.

 

Diante de um potencial mercado de cloud pública, que no Brasil tem 45,6% de crescimento composto anual entre 2017-2022, o estudo indica um baixo grau de maturidade das empresas para o processo de transformação digital, com 82% das companhias ainda na fase inicial dessa jornada.

 

A análise completa está fundamentada em três dimensões: a primeira considera qual percentual e tipo de aplicações que já migraram ou devem passar para a cloud pública; a segunda, o grau de maturidade em relação à gestão e à segurança do ambiente de migração; e a terceira apresenta uma visão dos gestores sobre o impacto da jornada de migração para os resultados do negócio.

 

Dentre os dados que merecem destaque está o de que 60% das empresas consultadas não têm um plano ou estratégia para aplicações que ainda não estão prontas para a nuvem. Além disso, 53% dos respondentes têm alguma apreensão ou forte preocupação com segurança em nuvem pública.

 

O relatório ainda traz recomendações para as empresas iniciarem ou avançarem na jornada de migração para a nuvem pública: estabelecer um plano de migração com horizonte de curto, médio e longo prazos; entender que a jornada não se encerra com a migração; usar a cloud pública como um acelerador da inovação na companhia; permitir que o alinhamento com a área de negócio cresça; e assimilar que a área de TI também precisa se transformar.

 

“O estudo ilustra claramente, por meio dos resultados obtidos no benchmarking, a necessidade da adoção de um plano estruturado para a jornada de transformação digital nas empresas, em que a migração para a Cloud Pública é uma peça fundamental”, afirma Moyses Rodrigues, líder de IaaS na Accenture Operations.

 

“Os benefícios da migração para Cloud Pública estão mais claros na mente dos gestores, mas ainda é forte a dúvida sobre como assegurar esses benefícios em ambientes cada vez mais complexos e que crescem em criticidade para os negócios”, explica Pietro Delai, gerente de Consultoria e Pesquisa da IDC Brasil.

 

 

>> Panorama