>> Mercado

Embratel anuncia investimento em Edge Computing

Aporte ampliará infraestrutura tecnológica para empresas em todo o País

Por: Redação, ⌚ 09/04/2019 às 15h16 - Atualizado em 09/04/2019 às 15h16

A Embratel anuncia o investimento de R$ 30 milhões na construção de infraestrutura de Edge Computing em 16 pontos do País. O expressivo aporte resultará em soluções modernas em Nuvem para empresas de diversas localidades do Brasil.

 

As soluções serão diversificadas para atender os mais variados setores, do financeiro até o de saúde, e serão lançadas ainda esse ano. A infraestrutura implementada estará presente em Pernambuco (PE), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES), Manaus (AM), Belém (PA), Brasília (DF) e Goiânia (GO). Outros pontos serão ligados na segunda fase do projeto, até o fim do ano.

 

O investimento está sendo alocado em Openstack, orquestrador, hardware de servidores, processamento, segurança e comunicação entre os pontos. A infraestrutura e capilaridade já existentes da Claro Brasil também serão aproveitadas.

 

“O uso do Edge Computing beneficia negócios que precisam de serviços com baixo tempo de resposta, como o agronegócio. Nos projetos já desenvolvidos pela Embratel no segmento, o tempo de resposta na comunicação com as equipes melhorou expressivamente”, explica Rachid.

 

A Embratel reforçou recentemente sua estratégia para Edge Computing, ao anunciar novas áreas de processamento e armazenamento de dados para a solução Connect Cloud, serviço de Nuvem baseado em Software Defined Network (SDN) e na plataforma Openstack.

 

Agora, empresas contam com Nuvens nas regiões Sul e Nordeste do Brasil, além do Sudeste, para alocarem e gerenciarem seus dados. Com isso, a Embratel permite às companhias manterem suas aplicações e informações cada vez mais próximas dos seus clientes finais.

 

 

>> Panorama