>> Mercado

Dell Technologies anuncia investimento de US$ 1 bi em IoT

Empresa contará com divisão específica para a área de internet das coisas para desenvolvimento de produtos e serviços, a partir das soluções das empresas que compõem a Dell Technologies

Por: Redação, ⌚ 10/10/2017 às 17h24 - Atualizado em 10/10/2017 às 17h24

A Dell Technologies  anunciou hoje,10, a nova Divisão de Soluções para Internet das Coisas (IoT), que será liderada por Ray O’Farrell, CTO da VMware. A área será responsável por combinar tecnologias do amplo portfólio de serviços e soluções da Dell Tecnologies para oferecer soluções completas para os clientes. Além disso, empresa investirá US$ 1 bilhão nos próximos três anos em novos produtos, laboratórios e programas de parcerias para acelerar a implementaçao de projetos de IoT pelos clientes.

 

Atualmente, a Dell Technologies já fornece Edge Gateways, que pode ser protegido e gerenciado pelo VMware Pulse IoT Control Center.  Os servidores Dell EMC PowerEdge C-Series foram aprimorados para lotes de treinamento e aprendizado de máquina como parte do núcleo distribuído. Dell EMC Isilon e Elastic Cloud Storage fornecem armazenamento de arquivos e objetos para quantidades maciças de dados e permitem análises por meio do HDFS.

 

O Pivotal Cloud Foundry (PCF) e o Pivotal Container Service (PKS) fornecem uma plataforma ideal para desenvolver novos aplicativos de análise baseados em nuvem. O PCF Service da Virtustream fornece plataforma de gerenciamento para Pivotal Cloud Foundry Service,  simplificando a implantação e a operação de cargas de trabalho criadas em nuvem de missão crítica no Virtustream Enterprise Cloud, enquanto o Virtustream Storage Cloud está disponível para armazenamento de objetos em nuvem off-premises. Finalmente, o Dell Boomi conecta rapidamente dados relevantes para melhorar a análise baseada em nuvem e a aprendizagem profunda.

 

As novas iniciativas de desenvolvimento de produtos incluem diversas iniciativas, como softwares e plataforma hiperconvergente, que englobam segurança embarcada. As tecnologias disruptivas, como os aceleradores do processador, aumentarão a velocidade da análise mais próxima da borda. A colaboração com líderes da indústria como VMware, Intel e NVIDIA e o investimento de capital da Dell Technologies no Graphcore refletem oportunidades para otimizar servidores para inteligência artificial (AI), aprendizado de máquina e desempenho de aprendizagem profunda.

 

Os clientes também podem visitar um dos novos laboratórios IoT da Dell Technologies. As novas iniciativas incluem:  IoT Vision Workshop – identifica e prioriza casos de uso comercial de alto valor para dados IoT – essencialmente como e onde implantar as análises IoT que impulsionem o negócio e IoT Technology Advisory – desenvolve a arquitetura geral de IoT e o roteiro para implementação.

 

Parceiros

 

Além do foco principal em tecnologia e serviços, a estratégia da Dell Technologies é aumentar a presença em IoT a partir de um forte programa e ecossistema de parceiros. O premiado Programa de Parceiros de Soluções da IoT da Dell é composto por mais de 90 parceiros incluindo desde empresas como Intel, Microsoft e SAP até startups como Action Point, IMS Evolve, FogHorn e Zingbox. O programa agora apoiará parceiros em todos os negócios da Dell Technologies, permitindo uma colaboração facilitada e implementação de blueprints.

 

Um exemplo do trabalho de ecossistema de parceiro é o anúncio recente de que a VMware e a SAP estão colaborando para criar uma solução integrada para análises e aplicações verticais de IoT. A solução utiliza o VMware Pulse IoT Center, SAP Cloud Platform e o SAP Leonardo e foi projetado para ajudar os clientes a implementar processos de IoT com maior agilidade e facilidade para escalar conforme a necessidade.

 

A Dell Technologies continua com o compromisso de abertura e padronização no IoT participando de esforços como o EdgeX Foundry, o ICC (Industrial Internet Consortium) e o OpenFog Consortium. Sintetizado pelo código-fonte da Dell, a EdgeX Foundry é um projeto de código aberto neutro para o fornecedor que cria uma estrutura comum de interoperabilidade para facilitar um ecossistema para a computação de borda.  Desde o lançamento em abril de 2017, a EdgeX Foundry ampliou para mais de 60 organizações membros. Recentemente, o projeto anunciou seu primeiro grande marco com o lançamento do código “Barcelona”, bem como uma aliança com a IIC para colaborar em bancos de ensaios.

>> Panorama