>> Mercado

Construtivo traz para o Brasil solução inédita de realidade aumentada integrada

Solução Ubik, da austríaca Augmensys, leva ao canteiro de obra e às plantas industriais o acesso a todo o ciclo de vida do projeto por meio da realidade aumentada integrada às soluções de colaboração e gestão empresarial, como o SAP

Por: Redação, ⌚ 16/08/2019 às 17h23 - Atualizado em 16/08/2019 às 17h23

Imagine um engenheiro num canteiro de obra fazendo a inspeção da construção e, utilizando óculos de realidade aumentada, ele poder ter acesso a qualquer informação pertinente àquele projeto apenas olhando para a área que precisa obter dados. Parece ficção, mas a solução da Augmensys, já está disponível no Brasil por meio do Construtivo. A Voith Digital Ventures, nova divisão da Voith que oferece soluções para a Indústria 4.0, é a parceira para o fornecimento de consultoria para a implementação do sistema.

 

 

A solução, denominada Ubik, foi desenvolvida pela empresa austríaca Augmensys, utilizando óculos de realidade aumentada, tablete ou celular, basta que o dispositivo seja direcionado para a área ou equipamento que se queira obter informações, e todos os dados referente ao projeto que estão contidos no Colaborativo, plataforma de gestão de processos e documentos na nuvem do Construtivo, são disponibilizados de forma integrada e visual. Basta o usuário pedir os dados, e as informações aparecem no visor dos óculos ou na tela do dispositivo.

 

 

Já na fase de operação, a solução fornece digitalmente informações relacionadas aos documentos técnicos e desenhos, por exemplo, oriundos do Colaborativo. E, quando integrada a softwares de gestão, como o SAP, a aplicação se torna mais reforçada para as demandas em campo. Além de fornecer informações que foram geradas durante o projeto apenas direcionando o dispositivo para área que se pretende receber informações, a solução Ubik também permite que o usuário agregue dados ao sistema por meio de comando de voz.

 

 

“Numa necessidade de alerta para a manutenção de um equipamento, por exemplo, é possível que o usuário dê o alerta via voz e o sistema adaptado no dispositivo envia as informações ditadas para a plataforma de dados que, imediatamente, autoriza o serviço de acordo com a sua configuração”, comenta Marcus Granadeiro, CEO do Construtivo.

 

 

Vale ressaltar que o Ubik pode integrar diferentes plataformas de informações, de acordo com o perfil de cada cliente. “Estamos ampliando nossa atuação na América Latina por meio de parceiros. A missão da Augmensys junto ao Construtivo é alavancar nossa presença e apresentar ao mercado uma solução móvel que beneficia o trabalho no campo fornecendo, em tempo real, informações estratégicas para potenciar a atuação dos profissionais”, finaliza Charles Craddock, CEO da Augmensys.

>> Panorama