>> Mercado

Construtivo lança solução móvel para checklist em campo

Companhia de Tecnologia da Informação especializada no setor de engenharia e construção leva a Transformação Digital para as atividades de inspeção em campo

Por: Redação, ⌚ 13/12/2017 às 15h09 - Atualizado em 13/12/2017 às 15h40

O processo de checklist, seja em uma obra de construção civil, seja na montagem de um estande de vendas ou mesmo de uma loja, garante o apontamento da finalização de cada etapa do projeto para que seja cumprida a sua entrega. Realizada pelo profissional que está em campo, a tarefa se torna complexa quando desenvolvida por meio de um documento físico, que requer anotação e transferência das informações para o sistema que realiza a gestão do empreendimento.

 

Para promover flexibilidade e velocidade no processo, características cada vez mais demandadas nos projetos, além do rápido compartilhamento de informações que impactam na entrega, o Construtivo, companhia de Tecnologia da Informação especializada no setor de engenharia e construção, traz para o mercado um aplicativo móvel de checklist eletrônico que agiliza a gestão de fluxos de trabalho e garante a qualidade das informações geradas em campo, ligando pessoas e processos.

 

Denominado Checklist Colaborativo, a solução nasceu para as demandas dos projetos de engenharia e construção, porém é aderente a qualquer tipo de atividade que necessite de um acompanhamento constante de checagem e documentação. Para o segmento de obras, o checklist é um processo presente em várias fases e desempenhado por diversos atores, como a construtora, a supervisora e até mesmo o projetista. Automatizar esta demanda, integrando inclusive o registro de fotos, garante que não haverá perda de dados e, portanto, haverá um controle mais rígido do processo.

 

Além disso, é possível criar formulários que são geridos por fluxos personalizados, como as verificações de serviços e os registros de não conformidades. Entre os processos atendidos pela aplicação está a conferência de dados para suprir a demanda de informações das  Fichas de Verificação de Serviços (FVSs). Nelas, o checklist é criado para conferir se os serviços para a construção de um empreendimento atendem aos padrões de qualidade definidos pelas normas técnicas. Os documentos avaliam desde as condições de início do serviço, passando pela execução até a entrega.

 

Elas são consideradas essenciais para os sistemas da qualidade, pois permitem liberar a próxima etapa da execução apenas quando a anterior estiver aprovada. Caso o produto, serviço ou processo não esteja em conformidade, são gerados os Registros de Não Conformidades (RNCs), que apontam todos os desvios ocorridos na produção e indicam os pontos fracos em relação à excelência e à qualidade, apoiando os gestores em ações corretivas ou preventiva, proporcionando mais transparência e melhor acompanhamento dos processos às empresas. Isso garante que os parâmetros definidos sejam cumpridos, além de evitar o extravio de documentos e permitir melhores tomadas de decisões no curso dos projetos.

 

“A flexibilidade da ferramenta na automatização de ações e alertas permite fazer a gestão completa e inteligente dos checklists, sendo possível, inclusive, integrá-las com as entidades BIM (Building Information Modeling) e compartilhar o fluxo de processos em tempo real, de acordo com os perfis de acesso definidos, que vai do gestor ao contratante. Além disso, é uma ferramenta simples, intuitiva e em português, podendo ser utilizada em qualquer tipo de celular”, acrescenta o CEO do Construtivo, Marcus Granadeiro.

 

>> Panorama