>> Mercado

Bematech unifica operações em nova sede e foca atuação em IoT

Como parte da estratégia de posicionamento em dispositivos inteligentes e soluções de IoT completas, companhia integra atividades e concentra atividades no desafio de transformar dados em informação consolidada para gerar negócios

Por: Redação, ⌚ 12/04/2018 às 14h59 - Atualizado em 12/04/2018 às 15h00

A Bematech, empresa do Grupo TOTVS, acaba de dar mais um passo importante da sua jornada de transformação digital ao inaugurar a unificação das suas operações em uma só matriz, localizada em São José dos Pinhais, no Paraná. A empresa nasceu em 1987, na região, e, com o crescimento, abriu outras sedes ao longo dos anos, chegando a ter três unidades na região de Curitiba. Agora, não fazia mais sentido manter as suas atividades administrativas e de produção separadas. A inauguração da fábrica vem para reforçar, também, a sua estratégia de investir no mercado de IoT (Internet das Coisas).

 

Com mais de 3 mil m² e 250 colaboradores, a nova planta foi projetada para integrar todas as áreas, com modernas instalações inspiradas em open spaces e pautadas na metodologia Kaizen, de melhoria contínua. A planta fabril é dividida por 10 células de produção, cada uma com nove operadores e um facilitador, capazes de montar aproximadamente 25 mil máquinas por mês, ao todo. A cada 96 segundos sai uma impressora embalada e a cada cinco minutos é criado um Bemacash, solução da TOTVS que integra software e hardware para o varejo.

 

Um dos maiores diferenciais da nova fábrica é a montagem dos produtos, que ocorre somente conforme a demanda. O objetivo é tornar a produção mais ágil, ao mesmo tempo em que torna desnecessário ter grandes espaços para estoques antecipados. Todo o processo é otimizado e fica ainda mais eficaz com a adoção da filosofia Kaizen, aplicada em todos os setores da empresa.

 

Todo esse ambiente foi pensado também para que o colaborador de todas as áreas ajude a construir uma nova empresa, vivendo a inovação internamente e contribuindo para a jornada de transformação digital que a TOTVS como um todo está vivendo ao longo de 4 anos (2015-2019) e que está pautada em três pilares, entre eles, cultura e ambiente. Em um ambiente inspirador, o modo de agir, pensar e se comportar da companhia ganha um forte impulso, com maior integração entre as pessoas. Fato que facilita e estimula o trabalho criativo e colaborativo entre os profissionais, além de atrair novos talentos que buscam ambientes dinâmicos e estimulantes.

 

“Já estudávamos esse movimento, mesmo antes de fazermos parte do Grupo TOTVS, pois enxergamos a necessidade de criar um ambiente integrado, que permitisse maior comunicação entre as áreas e melhor gestão dos processos – o que resultaria no aumento da nossa produtividade. Agora temos espaços colaborativos, mais eficientes e simples, focados em nosso core business, que é o desenvolvimento de hardwares e soluções que entreguem aplicações de IoT completas para os negócios”, comenta Eros Jantsch, CEO da Bematech, na empresa desde 1993, e vice-presidente de Micro e Pequenos Negócios da TOTVS.

 

Com o recente lançamento da Plataforma bema, em fevereiro, a empresa se posicionou no mercado de Internet das Coisas, focando no desenvolvimento de dispositivos inteligentes e soluções de IoT completas, prontas para a aplicação nos negócios. Para isso, a Bematech combina em seu portfólio outros diferentes produtos, como computadores, impressoras, leitores de código de barras, terminais de pedidos, tablets, gateways, sensores e impressoras.

 

 

>> Panorama