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Automatização impõe paradigma para áreas comerciais

Automatização impõe paradigma para áreas comerciais

Estudos indicam que o uso de ferramentas de novas tecnologias como big data e IA têm se tornado imprescindíveis para preparar a equipe comercial a vender de forma assertiva; profissionais ainda têm dificuldade para acompanhar o ritmo de mudanças

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Uma das grandes dificuldades de empresas que dependem da equipe comercial para vender e gerar negócios é otimizar o processo de prospecção. De acordo com o estudo feito pelo The B2B Lead, 50% do tempo da equipe de vendas é desperdiçado em prospecção improdutiva. A solução para resolver este problema pode estar nas novas tecnologias. Ao unir ferramentas de automação com big data e inteligência artificial, é possível localizar contatos decisivos e criar conteúdos assertivos e personalizados, os quais são disparados em massa, mas sem que o lead perceba, mantendo a sensação de exclusividade.

 

Com isso, o profissional de vendas pode aproveitar o tempo que seria gasto com atividades de baixo valor para se dedicar ao processo de nutrição de clientes em potencial que já demonstraram interesse no produto ou serviço e outras fases do processo de vendas, que merecem mais atenção e precisam da expertise humana.

 

Esta nova realidade é uma tendência já apontada em um estudo da Gartner, indicando que clientes irão gerenciar 85% de sua interação com as empresas sem interagir com um humano. Enquanto o antigo processo de vendas, focado em cold calls e reuniões presenciais, gera um alto custo para empresas que vendem B2B (business to business), sem contar com momentos de picos e quedas de vendas, a automatização permite a entrega de leads qualificados, prontos para o fechamento, às equipes comerciais e, assim, reduzir o custo de aquisição de clientes e escalar resultados.

 

“Estamos crescendo em um mercado repleto de oportunidades, mas competitivo. Reforçar a nossa cultura e nossas estratégias unindo a experiência que temos com o mercado nacional e com o conhecimento de pessoas que dominaram mercados globais vai nos ajudar a expandir e consolidar a liderança do segmento”, afirma Ricardo Corrêa, CEO e co-fundador da Ramper.

 

O novo paradigma da área de vendas

 

Para Aaron Ross, co-autor do livro Receita Previsível e um dos investidores da Ramper, atuando também como mentor dos empreendedores, a equipe de vendas é o maior ativo de uma empresa, portanto é preciso ter atenção e cuidado com ela. Segundo ele, vale muito mais a pena se dedicar a uma estratégia de vendas que engaja leads e, com isso, escala os resultados da área comercial. A aplicação destas técnicas tem feito empresas aumentar as vendas de 40% a 300% sem nunca mais ter de perder tempo com uma cold call improdutiva.

 

Para isso, o investimento em plataformas que facilitam e dinamizam o trabalho é essencial para não prejudicar o relacionamento com o cliente nem com o time. De acordo com o estudo Transformação Digital no Ambiente de Trabalho, realizado pela Unisys, 43% dos profissionais reclamam que são impedidos de serem mais produtivos por conta de dispositivos obsoletos, ou 169% mais propensos a se sentirem assim do que os que trabalham em organizações high tech (16%).