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Apenas 6% das empresas brasileiras têm a transformação digital enraizada no negócio

Estudo da Dell Technologies aponta que 15% das empresas brasileiras acreditam firmemente que estarão na posição de incomodar em vez de serem prejudicadas pela concorrência dentro de cinco anos

Por: Redação, ⌚ 16/01/2019 às 15h34 - Atualizado em 16/01/2019 às 15h35

A Dell Technologies mapeou, em parceria com a Intel, o progresso da Transformação Digital de empresas de médio e grande porte em 42 países, incluindo o Brasil. O levantamento, Índice de Transformação Digital da Dell Technologies (DT index), mostra que apenas 6% das empresas brasileiras podem ser consideradas como líderes digitais, ou seja, já têm a digitalização enraizada no negócio.

 

O DT index aponta o progresso da transformação digital das empresas consultadas e examina as expectativas e medos digitais dos líderes empresariais nos próximos cinco anos. O estudo revela que 14% dos profissionais brasileiros acreditam que sua organização vai se esforçar para atender às demandas dos clientes, enquanto 26% dos respondentes temem que suas empresas sejam ultrapassadas pela concorrência.

 

As empresas foram classificadas com base no desempenho percebido em quatro áreas: incorporação dos principais atributos de um negócio digital, estratégia de TI existente, estratégia de transformação da força de trabalho e investimentos planejados para os próximos cinco anos.

 

Embora apenas 6% das empresas brasileiras possam ser consideradas líderes digitais, o estudo mostra que a maior parte das empresas brasileiras (70%) já contam com planejamento e investimentos para digitalizar os negócios, sendo que 37% contam com um plano digital maduro e investimentos em inovação, enquanto 33% investem de forma gradual e com maior cautela. Na contra-mão, o índice de transformação digital também revela que muitas empresas ainda se movem muito lentamente (22%) ou nem sequer tem um plano digital em vigor (2%).

 

“Nos próximos anos, o ecossistema digital orientado por dados vem ganhando força e a expectativa é que cada vez mais empresas concentrem seus esforços nos processos de digitalização. Com isso, a necessidade da digitalização é cada dia mais mandatória para que as empresas permaneçam competitivas em seus respectivos mercados, que inclui a capacidade da empresa de seguir inovando e se diferenciando da concorrência”, explica Luis Gonçalves, vice-presidente Sênior e Gerente Geral da Dell EMC Brasil. “A era digital chegou e está reformulando a forma como vivemos, trabalhamos e conduzimos negócios. O que significa que o tempo é essencial. A transformação genuína precisa acontecer agora e precisa de ser radical”, completa.

 

Entre os decisores brasileiros, o DT Index identificou que 86% dos respondentes apontaram grandes barreiras para avançar em seus processos de digitalização, destacando entre os desafios:

 

Regulamentação ou mudanças nas leis (33%)
Preocupações com privacidade e cibersegurança (31%)
Sobrecarga de informação (30%)
Fraca governança digital e estrutura (26%)
Falta dos conjuntos de habilidades e conhecimentos internos adequados (24%)
Essas barreiras estão dificultando os esforços de transformação digital. Por exemplo, 82% dos líderes empresariais brasileiros acreditam que as iniciativas devem ser mais difundidas em toda a organização (em comparação com 76,3% em 2016). Apenas 15% acreditam fortemente que estarão na posição de incomodar em vez de serem incomodados pela concorrência, em cinco anos.

 

Investimentos atuais e futuros

 

A pesquisa indica que as empresas estão tomando medidas para superar suas barreiras, juntamente com a ameaça de serem superadas por concorrentes mais ágeis e inovadores. Embora o progresso nessas áreas não seja tão regular como o esperado, podemos observar que:

 

70% se esforça para desenvolver internamente os conjuntos de habilidades e os conhecimentos adequados, como o ensino de programação, por exemplo (em 2016 era 35,3%)
67% das empresas brasileiras já utilizam tecnologias digitais para acelerar o desenvolvimento de novos produtos / serviços (em 2016 eram 63,3%)
67% das empresas empregam medidas de segurança e privacidade em todos os dispositivos, aplicativos e algoritmos (em 2016 eram 50,3%)
63% de compartilhamento de conhecimento entre funções, equipando os líderes de TI com habilidades de negócios e líderes de negócios com habilidades de TI (em 2016 eram 27,7%)
53% já adotaram o desenvolvimento ágil (em 2016 eram 42,7%)
As empresas também estão se voltando para tecnologias emergentes e soluções de cibersegurança para possibilitar e proteger a Transformação Digital. Para os próximos 3 anos, os executivos brasileiros sinalizam investimentos em:

 

62% multi-cloud
61% cibersegurança
57% tecnologias de Internet das Coisas (IoT)
55% Inteligência Artificial
48% abordagem de computação centrada
43% tecnologia em Flash
Um número menor de empresas está planejando experimentar outras tecnologias emergentes, com 43% em realidade virtual e/ou aumentada (VR/AR), 38% sinalizando investimentos em blockchain e 25% em computação quântica.

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