>> Mercado

A10 Networks, Lenovo e Red Hat fecham parceria para acelerar redes 5G

Objetivo da iniciativa é auxiliar operadoras de serviços móveis na jornada rumo à quinta geraão, tecnologia que deve substituir os sistemas 4G LTE, 3G UMTS e 2G GSM

Por: Redação, ⌚ 11/03/2019 às 16h06 - Atualizado em 11/03/2019 às 16h19

Com o aumento dos dispositivos móveis e de IoT (Internet das Coisas), os provedores de serviços de comunicação (CSPs) em todo o mundo estão planejando a transição para o 5G para melhorar a agilidade do serviço e potencialmente abrir novas oportunidades de receita de serviços. A distribuição limitada de serviços 5G já havia começado nos EUA no final de 2018. Em 2019, espera-se que alguma implantação concentrada de redes móveis 5G comece a aparecer em locais densamente povoados.

 

A A10 Networks está em parceria com os principais provedores de tecnologia e desenvolveu um roteiro abrangente para enfrentar os desafios do 5G. A Lenovo e a Red Hat estão colaborando com vários fornecedores de VNF (Virtual Network. Function) para promover as melhores práticas e validar uma arquitetura de referência para a implantação de infraestruturas de nuvem privada, aproveitando a Plataforma Red Hat OpenStack.

 

Essa arquitetura de referência ajudará os operadores de CSPs e de telecomunicações a acelerar as implantações de NFV (Network Functions Virtualization), fornecendo a eles um plano de projeto que incluirá dados de benchmark de desempenho de vários VNFs em execução no Red Hat OpenStack desenvolvido pela Lenovo. A A10 Networks faz parte deste projeto de Arquitetura de Referência de Telcos 2.0 com a Lenovo e a Red Hat, que inclui teste, validação e benchmarking de desempenho da VNF para ADC, CGN e serviços CFW no OpenStack.

 

A plataforma Lenovo NFVI segue a estrutura ETSI NFV e fornece uma solução de infraestrutura ideal para implantações de NFV. Os servidores da Lenovo fornecem uma gama completa de formatos, recursos e funções que são necessários para atender às necessidades das pequenas operadoras até os grandes provedores de serviços. Ao executar VNFs da A10 Networks na plataforma Lenovo NFVI, validar os serviços de rede e comparar o desempenho, as operadoras de telecomunicações podem obter as informações necessárias para tomar decisões e implementar esses serviços rapidamente em suas redes 5G.

 

A camada NFVI é baseada em vários componentes de hardware fornecidos pela Lenovo. O Lenovo NFV Compute Node pode fornecer desempenho IO avançado para aplicativos VNF, permitindo tecnologias IO de software aceleradas, como OVS-DPDK, SR-IOV, CPU e NUMAS combinadas com NICs de hardware suportadas pela Lenovo, como o Intel VVX710.

 

A solução Lenovo NFVI pode ser configurada e ajustada para aproveitar os recursos de rede de alto desempenho fornecidos por componentes individuais de software e hardware. Isso resulta em valor e desempenho ideais para cargas de trabalho exigentes. A solução Lenovo NFVI inclui as principais tecnologias, como SR-IOV, OVS-DPDK, NUMA Awareness, CPU Pinning e Huge Pages, para fornecer um desempenho acelerado de caminho de dados. As funções de rede virtual A10 (VNFs) possuem suporte embutido para essas tecnologias-chave, incluindo passagem PCI, SR-IOV,

 

As soluções da A10 Networks atendem aos requisitos de arquitetura de rede móvel existentes e emergentes para serviços consolidados, maior escala e comunicações de baixa latência nos ambientes Gi-LAN, EPC virtualizado e Edge-Computing de acesso múltiplo (MEC). A10 Networks também oferece segurança e visibilidade de espectro total para as operações de controle e de usuário. Os VNFs da A10 Networks já estão em testes de 5G em várias operadoras de telefonia móvel em todo o mundo, incluindo implantações-piloto na Ásia Pacífico e no Japão.

 

 

 

>> Panorama