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Yara Fertilizantes investe em relacionamento personalizado

Transformação digital apoia estratégia da empresa centrada no produtor (farmer centric) trouxe processos mais eficientes, maior sinergia entre funcionalidades e permite reunir informações sobre o cliente de forma centralizada

Por: Redação, ⌚ 30/11/2018 às 15h02 - Atualizado em 30/11/2018 às 15h02

A Yara, empresa do ramo de nutrição de plantas com atuação em mais de 160 países, contou com o apoio da Accenture e da Salesforce, para assegurar uma visão de 360º dos seus clientes e assim entregar melhores resultados no mercado. A Accenture liderou o planejamento, design, implementação e entrega deste projeto.

 

Consciente de uma cultura centrada no produtor (farmer centric) e da demanda crescente do produtor rural por um relacionamento mais personalizado, a Yara buscava por uma solução que reuniria toda a informação sobre o cliente em um só lugar e geraria resultados positivos ao longo de toda a jornada. Depois de uma análise da Accenture, a Yara reforçou seu compromisso com a transformação digital ao adotar o Salesforce Sales Cloud para elevar a produtividade de vendas e permitir que o time comercial se conectasse a mais clientes. Também optou pelo Chatter para aprimorar a comunicação entre os funcionários e o Salesforce Community Cloud para que os times de vendas gerenciassem mais facilmente a relação com seus parceiros, tudo de forma integrada ao ERP (solução de gestão de recursos corporativos, um sistema de integração de processos), que passava por uma atualização.

 

A Accenture integrou o Salesforce com a solução atualizada de ERP. Como resultado, a equipe da Yara conta com processos mais eficientes e maiores sinergias entre funcionalidades novas e outras já existentes, abrangendo as equipes de vendas, inteligência de mercado, finanças, logística e qualidade, entre outras.

 

Lucied Manduca Marques, gerente sênior de Customer Experience e Market Access da Yara Brasil, destaca que houve uma redução de 90% do tempo gasto no processo de comissões pelo time de Acesso ao Mercado, e de 50% no tempo de aprovação comercial dos leads nos pedidos, consulta de informações de clientes e outras aprovações, principalmente por causa da nova funcionalidade mobile. “Agora, o nosso processo de vendas é muito mais amigável, o que agilizou o processo de pedidos”, completa a executiva.

 

“A solução contribui para um trabalho mais transparente dos canais, o que possibilita um melhor engajamento do cliente por meio da equipe da Yara e de seus parceiros. Esse é apenas o início de uma jornada. Com tais ações almejamos conquistar relacionamentos ainda mais fortes e clientes ainda mais felizes.”, explica Lucied.

 

Renato Campos, diretor executivo da Accenture Technology, disse que a combinação do conhecimento de agronegócio com as certificações no Brasil de tecnologia Salesforce foi um importante fator de sucesso deste projeto. “A Yara tem uma ambição tão grande quanto seu desafio, e esta jornada é um exemplo perfeito de como a união de inteligência, conhecimento e tecnologia nos permite alcançar novos patamares de resultados de negócio”, destaca o executivo.

 

Lucied nota que um grande desafio era o trabalho de mudança na cultura interna, que o time de projeto endereçou por meio de reuniões com os usuários das novas soluções. O time de projeto implementou uma estratégia de comunicação e engajamento junto à equipe comercial e outros apoiadores para estimular o apoio dos usuários desde o começo.

 

“Toda transformação cria expectativas e medos, mas o foco nos relacionamentos com os clientes, colaboração e o processo de gestão de mudança tornou a transição mais fluída”, diz Lucied.

 

Renato Brisola, diretor geral da Salesforce Brasil, destaca a importância da indústria agrícola desenvolver-se a partir da transformação digital. “O agronegócio representou 23,5% do PIB brasileiro em 2017. Um setor de tamanha relevância para o mercado interno e externo deve se digitalizar e, assim como a Yara, criar novas conexões com seus clientes e manter um crescimento sustentável”, reforça o executivo.

 

Para o futuro, a empresa planeja ampliar a digitalização de processos, elevando a autonomia dos colaboradores. “Nessa jornada de ter o cliente no centro de tudo o que fazemos, é fantástico ter a Salesforce e a Accenture caminhando ao nosso lado”, finaliza Lucied.

 

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