>> Indústria

Volvo avança em internet das coisas com tecnologia Embratel

Solução de Internet das Coisas garante gerenciamento inteligente e seguro dos automóveis

Por: Redação, ⌚ 05/10/2017 às 14h57 - Atualizado em 05/10/2017 às 15h12

Durante a Futurecom, a Volvo demonstrou um automóvel inteligente semelhante aos milhares de carros que já estão em circulação nas ruas brasileiras, utilizando um dos mais modernos sistemas de gerenciamento do mundo. A empresa fechou uma parceria com a Embratel, que ofertou soluções de internet das coisas a fim de garantir mais agilidade e segurança para os clientes. O veículo conta com funcionalidades inteligentes e acesso a dados essenciais sobre o funcionamento de seus veículos.

 

A transmissão de dados do SIM Card da Embratel para a central de atendimento 24 horas permite o monitoramento do veículo para proteção do motorista, com rastreamento por satélite, interrupção remota em caso de furto ou roubo e até travamento de portas à distância. “Escolhemos a Embratel para operar no Brasil a nossa ferramenta global de carros conectados devido à qualidade de sua infraestrutura, suas tecnologias de ponta e equipe especializada”, pontua Leandro Teixeira, Diretor de Marketing Volvo Cars Brasil.

 

Segundo ele, a tecnologia de IoT utilizada em nos carros conectados agrega maior valor final ao produto e permite a maior satisfação dos consumidores com serviços inteligente e atendimento diferenciado em situações de emergência. “Continuaremos trabalhando para expandir essa parceria e desenvolver novas soluções que garantam mais praticidade e bem-estar para nossos consumidores”, acrescenta.

 

A solução permite também que o motorista tenha acesso a informações importantes pelo aplicativo do celular ou pelo relógio (Smartwatch). É possível saber a localização exata do automóvel, travar e destravar remotamente as portas, acionar o ar-condicionado e verificar informações sobre o painel do carro como últimas viagens realizadas, temperatura dentro do veículo e volume do combustível. Dados essenciais para o bom funcionamento e manutenção do automóvel também podem ser coletados por SIM Cards e disponibilizados via aplicativo, como calibragem dos pneus e volume de óleo.

 

Além do gerenciamento inteligente e seguro, a tecnologia garante maior agilidade no atendimento em caso de panes ou acidentes. Caso seja necessário acionar a assistência técnica, a localização do veículo pode ser identificada por sistema, assim como a realização de um diagnóstico prévio para agilizar o reparo. Em caso de acidente com acionamento de airbags ou ativação dos pré-tensionadores dos cintos de segurança durante uma colisão, o centro de emergência recebe um alerta automático para atendimento imediato.

 

 

 

>> Panorama