>> Indústria

Sonda Ativas migra datacenter da CEMIG com apoio da HPE

Parceria fez com que projeto fosse bem-sucedido e garantiu melhora nos tempos de resposta do novo ambiente

Por: Redação, ⌚ 06/10/2017 às 17h20 - Atualizado em 06/10/2017 às 17h20

A Sonda Ativas firmou uma parceria com a Hewlett Packard Enterprise para realizar a migração do datacenter próprio da CEMIG  – Companhia Energética de Minas Gerais S.A – para o seu datacenter.

 

O datacenter da CEMIG tinha um sistema de storage com discos mecânicos tradicionais com tempos de backup compatíveis com esta tecnologia, alto e custo com renovação do suporte. Focada na melhoria de desempenho e redução de custos, a Companhia de Energia Elétrica decidiu migrar seu datacenter para o ambiente da Sonda Ativas. A expectativa da CEMIG era que esse seria um projeto de uma envergadura gigantesca e, por consequência, com muitos problemas nas migrações.

 

O plano consistia em fazer a migração do datacenter com atualização da tecnologia e sem impactar o negócio, ou seja, sem paradas ou reduzindo o tempo de paradas nas migrações que envolviam as principais aplicações do cliente. Para isso, foram utilizados dois Storages HPE 3PAR, uma solução de backup StoreOnce, oito switches SAN HPE 8/8, além de um chassi com lâminas para montar o ambiente e assim viabilizar o serviço de migração de dados..”

 

O processo da mudança de datacenter, contendo o planejamento e as migrações efetivamente, teve a duração de 12 meses divididos em quatro fases, com a participação da HPE em três fases com duração de pouco mais de oito meses, de abril de 2016 a setembro de 2016.

 

Na primeira fase de participação da HPE foi feita a ativação dos equipamentos. Na segunda e terceira fase, foi feita a migração de dados dos sistemas que estavam em storages legados da CEMIG para os storages adquiridos, onde 90% dos dados foram migrados pela HPE, sempre trabalhando muito próxima da Sonda Ativas, que coordenou todo o processo.

 

>> Panorama