>> Indústria

Simoldes Plásticos aumenta produtividade com TI

Empresa portuguesa, que conta com duas fábricas no Brasil e atende principalmente o setor automotivo, buscou implementar solução de BPM para aumentar eficiência e controle do fluxo da informação

Por: Redação, ⌚ 17/08/2017 às 21h02 - Atualizado em 17/08/2017 às 21h02

A Simoldes Plásticos, empresa do Grupo Simoldes, em Portugal, que atende principalmente o mercado automotivo, aumentou a produtividade do seu negócio. A empresa investiu nas soluções da SoftExpert, fornecedora de softwares e serviços para automatização e aprimoramento dos processos de negócio, conformidade regulamentar e governança corporativa, para otimizar a gestão dos seus documentos e automatizar o fluxo das informações.

 

A empresa tem sede na cidade de Oliveira de Azeméis, que fica a 50 km de Porto, e conta com cerca 2.700 funcionários distribuídos por oito fábricas, sendo seis unidades na Europa e duas no Brasil. A sua operação estende-se por Espanha, França, Alemanha, Polônia e Rep. Checa e atende, principalmente, o setor automotivo, que absorve quase toda a produção do grupo. Os seus principais clientes são Renault, VW, PSA, Audi, Toyota, Porsche, GM, Skoda, Seat, BMW.

 

Foi implementada a solução SoftExpert BPM. De acordo com o IT Director da divisão de plásticos do Grupo Simoldes, Luis Faustino, os processos são transversais a toda a organização e permitiu que todos os departamentos da empresa pudessem utilizá-la, aumentando a eficiência das solicitações e o controle do fluxo da informação.

 

“Reduzimos significativamente as burocracias nos processos administrativos. Encontramos na SoftExpert uma solução de BPM que nos ajuda a otimizar a realização das tarefas, automatizando rotinas, reduzindo os papeis e e-mails, evitando a perda de tempo nessa gestão”, avalia Faustino.

 

Segundo o responsável pela área de tecnologia da Simoldes Plásticos, a escolha da ferramenta deve-se à sua flexibilidade e ao fato do SoftExpert BPM ser composto por um conjunto de módulos. A substituição de aplicações específicas pelos módulos possibilitou a simplificação do portfólio de soluções implementadas na empresa e aumentou a integração com outros sistemas, eliminando o controle paralelo em planilhas eletrônicas.

 

“Já identificamos uma maior agilidade e facilidade na execução dos trabalhos. Isso reduziu o tempo que cada colaborador demora a executar as tarefas, permitindo a concentração de energia para execução de outros trabalhos. O resultado é economia de tempo, de recursos e aumento de produtividade”, explica Faustino.

 

O próximo passo será ampliar o uso das soluções, com a integração da gestão de projetos com a gestão documental, além da aplicação de todos os seus questionários por meio do módulo SE Survey.

 

>> Panorama