>> Indústria

SEMP TCL melhora experiência e gestão com tecnologia

Após implantação do NetScaler SD-WAN, da Citrix, área de TI passou a ter visão total da rede em tempo real

Por: Redação, ⌚ 04/06/2018 às 17h12 - Atualizado em 04/06/2018 às 17h12

A fabricante de eletrônicos e eletroportáteis SEMP TCL, uma joint venture da brasileira SEMP com a gigante chinesa TCL, terminou o ano de 2017 com um desafio resolvido pela área de TI. Ao adquirir um novo Sistema Integrado de Gestão Empresarial para facilitar o uso de aplicações de multitarefas, a empresa aproveitou o momento para redefinir também o tráfego de dados na rede com o NetScaler SD-WAN da Citrix.

 

A troca de informações pela rede da empresa envolve três localidades: o data center – localizado nos Estados Unidos, a fábrica em Manaus (AM), a sede e o Centro de Distribuição, ambos em Cajamar-SP, totalizando um universo de 750 usuários. “A conexão entre as unidades era lenta e não havia redundância. Nosso departamento estava preocupado com a nova estratégia de negócio, das atividades da fábrica e da sede dependerem 100% da conexão com o Data Center”, explica André Muller, responsável pela infraestrutura de TI da SEMP TCL.

 

Para solucionar o problema, o executivo recorreu à Compugraf, fornecedora de soluções tecnológicas há mais de 15 anos da SEMP TCL. “Os links dedicados não eram suficientes para o alto volume de dados que trafegam diariamente pela rede, o que causava lentidão na comunicação e consequentemente uma experiência ruim para o usuário final”, conta Guaiba de Souza Junior, responsável pela área comercial da Compugraf, integradora e parceira da Citrix.

 

“Oferecemos a prova de conceito como teste e aí eles perceberam o ganho de performance. Com o NetScaler SD-WAN foi possível a redundância de acessos e fazer uma série de serviços automático de gerenciamento. Se uma rede fica fora do ar, o próprio sistema faz a troca automática para outro”, diz Souza Junior, lembrando que antes a troca era manual.

 

O NetScaler SD-WAN foi implantado em novembro de 2017 em máquinas virtuais e permitiu à área de TI da SEMP TCL ter uma visão total da rede em tempo real. Para Luís Banhara, diretor geral da Citrix Brasil, outro diferencial da solução é a relação custo x benefício. “Além de permitir que as empresas otimizem a entrega de aplicativos através da rede, o NetScaler SD-WAN mede o desempenho dos links WAN em tempo real e instantaneamente se adapta às deficiências que a rede possa apresentar. É uma solução que aumenta a confiabilidade dos serviços WAN e dos links MPLS estratégicos, da Internet e da conexão móvel”, finaliza.

 

>> Panorama