>> Indústria

Química Amparo reduz custos ao investir em TI

Fabricante de produtos de limpeza migrou suas soluções de negócios SAP para servidores IBM Power Systems, em projeto da consultoria Net Place suportado pela Ingram Micro Brasil que permitiu um aumento de 30% de time-to-insight e redução de custos de propriedade e tempo de administração de servidores

Por: Redação, ⌚ 31/08/2017 às 17h19 - Atualizado em 31/08/2017 às 17h19

Dobrar sua participação no mercado brasileiro de produtos de limpeza, atualmente estimada em 13%, nos próximos anos: essa foi a meta estabelecida pela Química Amparo, fabricante dos produtos da marca Ypê, que tem expandido rapidamente sua presença nos lares brasileiros. Para identificar o melhor caminho para atingir esse objetivo, a empresa investiu em tecnologia. Ao migrar seus sistemas de gestão SAP HANA para a plataforma IBM Power Systems, em um projeto da consultoria de tecnologia Net Place, com apoio da Ingram Micro Brasil, a Química Amparo conseguiu agilizar em mais de 30% seu time-to-insight – tempo de elaboração e análise de dados para aplicação nos negócios –, além de reduzir o custo de propriedade e o tempo gasto na administração de servidores.

 

Com o crescimento da companhia nos últimos anos, e o consequente aumento do volume de dados, as aplicações SAP Business Suite usadas pela Química Amparo para monitorar a performance de suas diversas linhas de negócios – que rodavam em múltiplos servidores x86 -, começaram a ficar mais lentas e atrasar relatórios analíticos. Para afastar a possibilidade de perda de competitividade, a empresa decidiu procurar um modo para incrementar sua capacidade de obter insights em menor tempo. Inicialmente, a empresa considerou a possibilidade de simplesmente fazer um upgrade dos servidores x86, mas logo percebeu que isso seria uma solução temporária e o problema poderia se repetir em longo prazo.

 

Reforço nos servidores

 

“Para ter acesso rapidamente a relatórios com volumes de dados em constante crescimento, nós precisávamos reforçar a capacidade dos nossos servidores. Antes tínhamos uma instalação de SAP HANA escalável baseada em servidores Intel x86, que envolvia manutenção e gerenciamento complexos e que consumiam muito tempo. Poderíamos continuar com esse modelo, comprando mais equipamentos e instalando novos racks em nosso datacenter para acomodá-los. Mas decidimos expandir nossa capacidade com apenas dois servidores IBM Power System E880, os quais foram virtualizados usando o software IBM PowerVM e rodando o sistema operacional SUSE Linux Enterprise Server for SAP Applications”, conta Leandro Taveira da Silva, Gerente de TI da Química Amparo.

 

Como a empresa já tinha aplicações SAP HANA rodando em dois IBM PowerSystem E870, com esta solução a empresa consolidou toda sua instalação SAP na plataforma IBM Power. “Com o IBM Power podemos ativar processadores adicionais quando houver necessidade, pagando somente pela capacidade que precisamos. Além disso, temos menos máquinas físicas, e nossas contas de energia são mais baixas, e a manutenção e os serviços são incluídos no contrato. Descobrimos que, em cinco anos, os servidores Power têm um custo total de propriedade muito menor comparado à arquitetura x86”, explica Silva.

 

Implementação

 

A consultoria Net Place, Premier Business Partner da IBM, é uma parceira de confiança da Química Amparo e segundo o gerente de TI desempenhou um papel fundamental na implementação dos servidores, preparando as máquinas, realizando a migração, fazendo testes e simulações e finalmente trazendo-os ao ambiente de produção, sem nenhum imprevisto. A migração foi completada com apenas 48 horas de downtime, em um fim de semana, exatamente como planejado. “A Net Place tem uma equipe forte e um conhecimento sólido da tecnologia IBM, e é por isso que trabalhamos com eles desde 2012”, diz Silva.

 

A distribuidora Ingram Micro Brasil, por sua vez, participou do projeto ao lado da Net Place, disponibilizando o hardware e software nos prazos estabelecidos, garantindo o timing do projeto. As duas empresas são parceiras desde 2013. “A Ingram Micro Brasil oferece uma estrutura de vendas e produtos dedicada a soluções IBM que é fundamental para a implementação de projetos como o da migração para servidores Power System na Química Amparo”, afirma Rogério Fernandes, diretor e proprietário da Net Place.

 

No futuro, a Química Amparo pretende implantar o SAP Warehouse Management também em sua fábrica de sabão em pó, para aumentar a produtividade e acelerar as operações de distribuição, e está considerando o uso do sistema cognitivo IBM Watson para prever a demanda de vendas através de uma análise de dados de SAP, mídia social e relatórios de mercado. “As soluções IBM e SAP estão nos ajudando a encontrar e seguir as mais promissoras estradas para atingirmos a meta de dobrar nossa participação de mercado em poucos anos”, finaliza Silva.

 

>> Panorama