>> Indústria

Paranapanema obtém praticidade com solução em cloud

Sistema baseado em Office 365 levou seis meses para ser totalmente implementado e abre novas perspectivas para os funcionários da produtora de cobre, com segurança, inovação e colaboração na execução de trabalhos

Por: Redação, ⌚ 31/08/2017 às 16h56 - Atualizado em 31/08/2017 às 16h56

Um novo estudo da Computing Technology Industry Association (CompTIA), feito com mais de 500 empresas internacionais de diversos segmentos, mostrou que mais de 90% das organizações pesquisadas utilizam alguma forma de cloud. Os últimos anos foram marcados pela evolução e implantação dessa solução de TI corporativa que tornou mais flexível e eficiente o processo de armazenamento de informações.

 

Foi de olho na possibilidade de ampliar o seu mercado e sua rentabilidade que a Paranapanema, maior produtora nacional não integrada de cobre, encomendou à Softline, um sistema capaz de oferecer uma solução integrada e colaborativa na execução de trabalho e armazenamento de dados.

 

A Paranapanema possui três unidades fabris e um centro de distribuição com cerca de 1.200 usuários de todas as aplicações de TI. O armazenamento diário de um grande volume de e-mails importantes gerava um acúmulo de espaço nos computadores e dificultava a localização de informações.

 

Adhemar Silva, diretor de serviços da Softline, explica que a partir das exigências da Paranapanema concluíram que o Office 365 atendia perfeitamente as necessidades da empresa. “No caso da Paranapanema optamos pelo Office 365 que possui todas as qualidades que eles precisam: segurança, controle, organização, manutenção, sincronia e fácil manuseio. Conseguimos migrar para a nuvem mais de cinco terabytes de dados”, revela Silva.

 

Todo o trabalho de implementação e migração de dados durou cerca de seis meses e contou com a participação de uma equipe de 8 pessoas. Para o executivo, a computação na nuvem trouxe várias ferramentas que facilitam o cotidiano dos funcionários de qualquer empresa. O sistema permite uma melhor adaptação às necessidades dos usuários.

 

Praticidade e segurança

 

Para adotar a nuvem, a Paranapanema exigiu flexibilidade, velocidade de dados e facilidade de acomodar os negócios. O Office 365, serviço em cloud que inclui a versão mais recente da ferramenta, atendia perfeitamente as expectativas do cliente.

 

Uma das principais vantagens do pacote é a segurança, já que todo documento comercial enviado para a nuvem estará sempre disponível, sem precisar de manutenção. Outros benefícios são o fácil acesso dos dados, fácil instalação e organização. “Se antes os funcionários da Paranapanema demoravam ou tinham dificuldades para encontrar determinados arquivos, com o serviço tudo se tornou mais simples e prático. O sistema sincroniza o trabalho, documentos, e-mails e calendário e contatos, tudo funcionando de forma conjunta e harmoniosa”, diz Silva.

 

A mobilidade também era uma preocupação da empresa. Com o serviço é possível acessar todas as informações de qualquer lugar do mundo com qualquer dispositivo (smartphones, notebooks, tablets, entre outros) bastando apenas ter acesso à internet.

 

Para a Softline não basta apenas oferecer o serviço. A empresa acompanhou de perto todas as mudanças e prestou assistência aos funcionários da Paranapanema para que os benefícios do Office 365 fossem bem aproveitados. “Todos os usuários passaram por treinamento e participaram de palestras de produtividade. Receberam ainda material com dicas de uso da ferramenta. Eles agora utilizam e-mail no Outlook e comunicação instantânea – Skype for Business – que tiveram grande aprovação.

 

Com a migração, os usuários puderam manter o armazenamento dos e-mails sem ocupar espaço nos computadores, de forma segura e de fácil acesso. Também foram realizados workshops para algumas tecnologias e divulgadas na internet para quem quisesse participar remotamente”, finaliza Adhemar Silva.

 

>> Panorama