>> Indústria

Nap IT realiza Site Survey em 10 escritórios da AB-Inbev na Europa

Após atuação em fábrica da Cervejaria Ambev de Jaguariúna, em São Paulo, empresa brasileira é contratada para indicar melhorias para a rede Wireless da AB-Inbev

Por: Redação, ⌚ 20/05/2019 às 18h13 - Atualizado em 20/05/2019 às 18h21

Atuar com uma infraestrutura de rede de alto desempenho que permita aos colaboradores uma comunicação prática e efetiva já é uma realidade na AB-Inbev. Com o objetivo de padronizar o acesso a rede wireless, a empresa de bebidas e cervejas, investiu na análise do ambiente e novas configurações de suas tecnologias em 10 países da Europa, dos 140 onde mantém escritórios.

 

Para atender a essa demanda, a AB-Inbev chamou a brasileira Nap IT – Global Network Solutions, consultoria especializada em redes corporativas e integração de soluções em TI, que teve como desafio um prazo de apenas dois dias para trabalhar em cada um dos escritórios, independentemente do tamanho. Os países atendidos pela equipe de especialistas da Nap IT foram Bélgica, Inglaterra, Holanda, República Tcheca, Ucrânia, Alemanha, Itália, Espanha, França e Rússia.

 

De acordo com o engenheiro de redes da Nap IT, Klaus Engelmann, no geral, os escritórios contaram com uma avaliação sobre a visibilidade da rede wireless, a fim de identificar pontos de possíveis falhas de conexão. “Após o trabalho de mapeamento, todas as localidades sabem onde seus equipamentos estão, o que permite acelerar completamente o processo de identificação da causa e resolução caso haja algum problema”, afirma.

 

Atuação: dois dias em cada escritório

 

Em todos os escritórios, o escopo e a missão principal da Nap IT eram divididos em cinco etapas: mapear toda a infraestrutura e entender como a rede wireless funciona por localidade; identificar quais elementos podem trazer problemas no presente ou no futuro; identificar a infraestrutura wireless existente e checar sua compatibilidade com requisitos e demandas dos usuários; ter visibilidade sobre as causas raízes dos problemas e das reclamações de usuários; e sugerir e elaborar um manual com as melhores práticas para o alto desempenho da rede wireless, contendo indicações de configurações e ajustes para solucionar problemas.

 

A primeira localidade a ser atendida foi a fábrica da Stella Artois em Leuven, na Bélgica, onde o trabalho foi realizado tanto na matriz em escritório que ocupa 6 andares e comporta cerca de 100 usuários, quanto no GITEC, centro de laboratórios da empresa. A partir disso, foi solicitado à Nap IT replicar o padrão nas demais unidades. O principal ponto identificado na AB-Inbev estava no uso de aplicativos de voz, como o Skype for Business, que apresentava baixo desempenho.

 

Para chegar a esse diagnóstico, a Nap IT aplicou o Ekahau Site Survey, que é uma metodologia de análise de ambientes para monitorar e identificar falhas e não conformidades da rede wireless. A solução analisou a planta baixa do prédio, revisando os pontos de cobertura da rede sem fio, incluindo o sinal de rádio frequência. Essa informação é processada pelo software Ekahau, que gera um relatório como base aos gestores de TI de cada localidade na Europa.

 

Aumento de performance: os resultados do projeto

 

O relatório gerado pelo Site Survey identificou baixa cobertura de sinal pelo mau posicionamento e dimensionamento dos APs, avaliou se o número de equipamentos estava em falta ou em excesso e suas fontes de interferências e condições de funcionamento. Com ele, foi possível criar planos práticos para resolver as falhas e melhorar a performance do escritório.

 

“Um ponto de atenção na maioria das localidades foi a quantidade e o posicionamento dos aparelhos. Muitas empresas não têm um planejamento técnico ou análise técnica sobre qual a melhor posição para instalar um Access Point e seguem o falso conceito de que quanto mais aparelhos tiver, melhor a cobertura. Com o Site Survey, pode-se reduzir em até 50% o número de APs”, enfatiza Engelmann.

 

Guia de melhores práticas e metodologia para economizar

 

Após o trabalho de consultoria da Nap IT com a revisão geral das condições técnicas e configuração dos Access Points (APs), foram feitas recomendações para cada unidade da AB-Inbev, como o desligamento de APs, troca de localização ou de modelos, novas configurações para atingir mais desempenho e ajustes para melhor utilização dos canais de transmissão.

 

“Com a aplicação do Site Survey, hoje, os escritórios têm ampla visão sobre o posicionamento de seus equipamentos, agilizando a identificação e resolução em caso de falhas e quedas de conexão. Além disso, é possível otimizar o controle do inventário para que a rede wireless tenha maior performance nas aplicações de voz e vídeo”, finaliza Engelmann.

 

 

>> Panorama