>> Indústria

Heineken otimiza processo produtivo das cervejarias com TI

Adoção de tecnologia da Infor ajudará companhia a reduzir em 40% os níveis de inventário de materiais

Por: Redação, ⌚ 23/04/2018 às 16h47 - Atualizado em 23/04/2018 às 16h47

A marca de cervejas Heineken International escolheu a solução Infor Advanced Scheduling para seu programa de padronização global. A aplicação poderá ser usada em 20 países e a expectativa é que a tecnologia ajude na padronização de, aproximadamente, 90% das operações das cervejarias da Heineken no mundo, ajudando a companhia a otimizar sua capacidade, reduzir a complexidade na produção, e melhorar o poder de compra.

 

“Reduzir a complexidade nas nossas operações e manter o controle da produção é vital para nós”, afirmou Ad van Delzen, planejador estratégico da Heineken. “Aplicações estratégicas como o Infor Advanced Scheduling nos permite estender o controle por nossas cervejarias, oferecer um caminho de melhoria para garantir rentabilidade e eficiência, sem perder a característica individual da cervejaria ou da cerveja”, completa.

 

O projeto é a fase mais recente do relacionamento entre a Infor e a Heineken, que já dura mais de 20 anos. Inicialmente, o projeto piloto será implementado em duas cervejarias na Itália, com possibilidade de expansão para outros países onde a marca atua. A Heineken também tem um novo projeto de padronização, que será implementado globalmente.

 

Baseado nesse novo modelo e na experiência anterior da Heineken com a Infor, a expectativa é a redução em 40% dos níveis de inventário de materiais como garrafas de vidro. A companhia também espera otimizar sua capacidade em 10%, ajudando a melhorar a consistência do agendamento da carga de trabalho das cervejarias.

 

A Heineken também usa o Infor Advanced Planning como parte do seu processo de vendas e planejamento operacional (S&OP). A cervejaria conta com um ciclo mensal de S&OP em que usa a terceira parte da aplicação de dados, experimenta cenários variados em 18 meses, como os de promoções, capacidade de mudança e introdução de novos produtos. A Infor foi escolhida pela experência no ramo de cervejarias, somada às funcionalidade do Infor Advanced Scheduling e a possibilidade de oferecer melhorias para a marca.

 

“A micro vertical de cervejarias é uma das mais complexas na indústria de manufatura”, afirmou Phil Lewis, vice-presidente de consultoria para soluções globais da Infor. “Ao  padronizar as operações, os ganhos podem ser muito rápidos. Para o negócio, a capacidade de aumentar, de forma rápida, a introdução de novos produtos, ou de melhorar o alinhamento entre a produção e demanda do consumidor, estão entre os principais benefícios. Marcas líderes, como a Heineken reconheceu isso e teve a oportunidade de adicionar a tecnologia ao seu processo em escala. Esse alinhamento mostra que o negócio pode lidar com questões muito complexas”.

 

>> Panorama