Edit Content

Menu

Grupo Neoenergia aposta em transformação digital

Grupo Neoenergia aposta em transformação digital

Redes críticas das distribuidoras de energia do grupo estão sendo digitalizadas para melhorar operações e atender 12 milhões de consumidores na Bahia, em Pernambuco e no Rio Grande do Norte

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

A Neoenergia, maior grupo privado do setor elétrico do Brasil em número de clientes, iniciou a digitalização de sua rede de operações com a Dimension Data. Com a parceria, as três distribuidoras de energia do grupo – Coelba (BA), Celpe (PE) e Cosern (RN) – estão migrando suas aplicações críticas de operação para redes Full IP de ponta a ponta.

 

A área de Tecnologia Operativa (OT) da Neoenergia tem grandes responsabilidades sob seu escopo de trabalho. Ela é encarregada de suportar os equipamentos e comunicação de redes aplicados dentro do sistema elétrico. Portanto, lida diretamente com trabalhos de missão crítica – uma falha é inadmissível, uma vez que pode causar até mesmo o desligamento do sistema de energia em uma cidade, afetando diretamente os consumidores. Em um cenário cada vez mais digital, o grupo precisava substituir a rede que interliga as subestações de energia com o centro de operação.

 

“O sistema legado anterior não permitia a amplificação da rede, exigia os mesmos equipamentos da mesma fabricante, que eram muito limitados em relação à velocidade e à gerência”, disse José Luiz de França Neto, gestor de Engenharia de Tecnologia Operativa da Neoenergia. “Além disso, precisávamos obter uma disponibilidade contínua, mantendo as operações 24 horas por dia sem falhas”, completou.

 

A Dimension Data ofereceu serviços de consultoria para discutir a solução de arquitetura, forneceu o hardware da Cisco, implementou o projeto e ajudou na pós-implementação para os ajustes finais. O projeto já foi realizado na Celpe (PE), onde toda a rede foi digitalizada, melhorando a comunicação e operações em 140 subestações, que atendem 4 milhões de consumidores. A Coelba (BA) também teve parte da rede digitalizada e o projeto está atualmente sendo implementado na Cosern (RN). Ao todo, as três empresas distribuem energia elétrica para quase 12 milhões de clientes nessas regiões.

 

“Com o passar dos anos, a necessidade de aumentar a capacidade de rede cresceu, porque acrescentamos outros serviços. Hoje, por exemplo, temos um sistema de medição de energia conectado diretamente às redes internas, parte de um projeto de infraestrutura de medição avançada (AMI, na sigla em inglês), que serve 250 mil clientes”, contou França Neto. “O projeto com a Dimension Data nos permitirá ampliar esse programa de smart grid para atender 4 milhões de clientes, e a expectativa é que isso seja desenvolvido em cinco anos.”

 

Como resultados, a rede de operações da Neoenergia ganhou 100% de disponibilidade, mais segurança, flexibilidade e agilidade para expandir-se. A gerência da rede tornou-se mais eficaz, permitindo controlar e acompanhar o sistema – este, mais rápido e convergente -, e ajudando a equipe também no planejamento de futuros projetos. “A experiência com a Dimension Data foi tão positiva, que fizemos questão de realizar a modernização da rede das três distribuidoras com ela”, afirmou França Neto.