>> Indústria

Embraer usa tecnologia para otimização de processos

Companhia apostou em soluções de PLM para dar continuidade digital e acesso em tempo real às informações das áreas de design e inovação

Por: Redação, ⌚ 29/08/2017 às 17h08 - Atualizado em 29/08/2017 às 17h14

A Embraer conta com a parceria da Dassault Systèmes não só para otimização de processos, mas também para usar Tecnologia na área de inovação e design. A companhia usa a Industry Solution Experience (ISE) Co-Design to Target, uma solução que permite continuidade digital e acesso em tempo real às informações.

 

O objetivo dessa iniciativa é atender ao desafio de antecipar as necessidades dos clientes e desenvolver tecnologias para processos avançados de produção e manufatura. A ideia é que a tecnologia auxilie na aceleração do tempo de desenvolvimento dos projetos e na melhoria da qualidade do design.

 

“Desde o início da nossa parceria, em 1997, quando adotamos o CATIA para o modelamento 3D de nossos projetos, trabalhamos em conjunto na busca de maneiras inovadoras de melhorar os processos de criação, desenvolvimento e produção de novos produtos e também dos serviços oferecidos aos nossos clientes”, afirma Humberto Pereira, Vice-Presidente de Engenharia e Tecnologia da Embraer.

 

Como empresa líder na fabricação de aviões comerciais e executivos e a principal companhia brasileira de soluções para defesa e segurança, a Embraer continua a evoluir para alcançar novos patamares de sucesso no longo prazo. Com a adoção dessa plataforma tecnológica para engenharia e planejamento de fabricação, a instituição obtém design, gerenciamento de dados, simulação, análise, fabricação e documentação dos produtos e processos, além da continuidade digital por toda a empresa.

 

“Escolhemos essa tecnologia porque acreditamos que ela nos permitirá melhorar nosso trabalho por meio da integração entre pessoas e ideias desde o conceito inicial de desenho até a criação estratégica de novos produtos que a ‘Co-Design to Target’ nos permite”, completa Pereira.

 

Parceria de longa data

 

Cerca de 4 mil funcionários das mais diversas áreas da Embraer utilizam as soluções da Dassault Systèmes. A adoção da ENOVIA permitiu que a empresa reduzisse o tempo necessário para administrar o processo de desenvolvimento de novos produtos, eliminando estágios intermediários. Com a plataforma 3DEXPERIENCE, algumas conversões de instruções de trabalho entre etapas foram eliminadas, aumentando a agilidade, qualidade e eficiência dos processos produtivos.

 

Já as soluções DELMIA têm sido fundamentais para a colaboração entre os funcionários das fábricas, ajudando-os a compreender todas as etapas de montagem dos produtos, o que aumenta a produtividade e simplifica os processos de manufatura. Outro benefício estratégico para os negócios é o uso da plataforma 3DEXPERIENCE para combinar as tecnologias de aeronaves civis e militares de forma mais eficiente.

 

O compartilhamento claro e completo das informações pela plataforma permite que a tecnologia utilizada pela Embraer evolua eficientemente de uma aeronave para outra, independentemente de qual mercado esse modelo possa servir. Segundo Paulo Pires, diretor do Centro de Engenharia e Tecnologia da Embraer nos Estados Unidos, as soluções estão ajudando a Embraer a alcançar os objetivos de negócio da empresa.

 

>> Panorama