>> Indústria

Dos Pinos aumenta controle das operações com solução tecnológica

Vendas corporativas anuais da companhia ultrapassam US$ 700 milhões, processando cerca de 85% do leite industrial do país

Por: Redação, ⌚ 28/03/2018 às 16h24 - Atualizado em 28/03/2018 às 16h24

A cooperativa de produtos de leite Dos Pinos produz e comercializa cerca de 500 produtos lácteos, além de produzir e distribuir mais de 2.000 itens agro veterinários e para consumo animal. O desafio da companhia era consolidar processos, informações e serviços e a solução SoftExpert Excellence Suite, da SoftExpert, atendeu essa demanda.

 

Essa iniciativa contribuiu para que a Dos Pinos aumentasse o controle e eficiência da gestão de seus processos. Hoje, as vendas corporativas anuais ultrapassam US$ 700 milhões, sendo responsável por cerca de 85% do leite industrial do país, 4.500 empregos diretos e 50 mil indiretos.

 

De acordo com gerente da Qualidade e Gestão de Clientes, com a tecnologia, a Dos Pinos centralizou praticamente todas as suas funções administrativas de todas as suas subsidiárias em sua matriz, além de criar um Centro de Serviços Compartilhados (CSC), implementando as melhores práticas do mercado no gerenciamento de processos da cooperativa.

 

“A ferramenta está nos dando suporte para execução da estratégia corporativa 2015-2020, através da inclusão das melhores práticas de mercado. Com isso, alcançamos altos níveis de produtividade e otimização da organização, eliminando atividades redundantes que não agregavam valor. Os serviços prestados pelo CSC cresceram seis vezes desde que a solução foi implementada”, salienta Solís.

 

Atualmente, existem 186 serviços gerenciados com a ferramenta. Foram 44.882 rotinas realizadas em um ano, o que permitiu à Dos Pinos controlar a conformidade, dar maior atenção às pendências, a coleta de evidências com maior visibilidade e em tempo real. Após a implementação no CSC, o uso da ferramenta foi expandido para toda a empresa, incluindo fornecedores, chegando a 11.848 usuários.

 

“O universo de informações geradas a partir dos diferentes componentes, como as ferramentas de Analytics e de portais, permite uma visão total para o negócio. O SE Suite possibilitou relacionar os indicadores de gestão com a atenção aos serviços, permitindo também o controle da gestão de fornecedores, agilizando a tomada de decisões”, completa Solís.

 

São, aproximadamente, 1.500 produtores associados na Costa Rica, 3 usinas de processamento, 11 centros de distribuição de produtos lácteos, 18 centros de distribuição de produtos agro veterinários, além de 4 subsidiárias no exterior (Guatemala, Nicarágua, República Dominicana, Panamá) e 1 fábrica no Panamá.

 

>> Panorama