>> Indústria

Corbion investe em TI para compliance fiscal

Para atender às novas obrigações solicitadas pelo governo, a companhia, que atua no mercado de ácido lático e derivados, buscou auxílio para implementação de novas soluções de entrega de EFD-REINF

Por: Redação, ⌚ 15/10/2018 às 17h31 - Atualizado em 15/10/2018 às 17h31

Com mais de 60 anos de atuação no Brasil, a Corbion Purac é líder do mercado global de ácido lático e seus derivados, além de atuar fortemente no setor de blends funcionais, contendo enzimas, emulsificantes, minerais e vitaminas. Produzindo ingredientes naturais, a partir de recursos renováveis, a empresa atua em mercados como panificação, cárneos, lácteos, bebidas e alimentos em geral e hoje ocupa a liderança na preservação natural de alimentos e químicos verdes.

 

A empresa sentiu a necessidade de ter um apoio mais próximo de profissionais especializados em soluções para compliance, para atuar diretamente no suporte dos produtos da Thomson Reuters, multinacional de tecnologia para os segmentos Fiscal, Tributário, Jurídico e de Comércio Exterior. A Lumen IT foi a escolhida para dar este auxílio na solução que já estava implementada, o Mastersaf Smart, integrada a plataforma ONESOURCE, responsável pela geração da EFD-REINF.

 

Segundo Bruno Xavier Peixoto, Coordenador de TI da Corbion na América Latina, a Lumen IT foi selecionada para um acompanhamento mais próximo e amparo mais rápido no suporte e implementação da solução. “A Lumen IT proporciona segurança e confiabilidade para conseguirmos entregar a nova obrigação, de uma maneira mais rápida, sempre com qualidade e agilidade”, conta.

 

Com o apoio da Lumen IT, foi possível reduzir a exposição pela não entrega da obrigação, com a implementação da solução para concentrar as informações necessárias para a EFD-REINF – Escrituração Fiscal Digital de Retenções dos serviços tomados e prestados. “A EFD-REINF é uma obrigação nova do governo, porém bastante crítica, devido à complexidade na geração das informações. Antes mesmo desta nova obrigação, a Lumen IT já nos apoiava mensalmente no suporte das ferramentas DF-e e Mastersaf Smart. A EFD-REINF veio como uma solução a parte, integrada tendo sua tratativa e geração dos dados no produto ONESOURCE da Thomson Reuters, que garantiu o compliance da nossa companhia, explica Peixoto.

 

Régis Lima, Diretor Executivo Comercial da Lumen IT, diz que é de suma importância as empresas se adequarem aos novos módulos requisitados pelo governo. “Controlar é preciso, mas, acima de tudo, estar em compliance é o que todo companhia busca atualmente, e nós temos a solução para estes requisitos. A Corbion demonstrou preocupação em implementar uma solução que fizesse com que a empresa se adequasse ao que é solicitado pelo governo, e também que obtivesse total segurança no envio da informação”, afirma.

 

Peixoto destaca a satisfação com a forma a qual o projeto foi conduzido. “A Lumen IT demonstrou muito interesse em não só vender o projeto, mas também entregar solução consultiva, com foco no resultado, e com a qualidade requerida. Foi bem satisfatório. Acompanhei o projeto desde o início, estive no planejamento e na execução.  Realmente foi proveitoso e a Lumen IT conseguiu entregar com qualidade e controle dentro do que planejamos, como sempre atuaram conosco, sendo este um diferencial que destaco na prestação de serviço”, conclui.

 

>> Panorama