>> Indústria

Consub agiliza entrega de aplicações com TI

Empresa especializada em tecnologia naval e submarina aperfeiçoa suas aplicações com um novo método e melhora o desenvolvimento de seus projetos

Por: Redação, ⌚ 22/08/2017 às 17h11 - Atualizado em 22/08/2017 às 17h11

A Consub, empresa do Grupo ATP Participações com capital 100% nacional, é especializada no desenvolvimento de sistemas de comando e controle e projetou o SICONTA, sistema para controle tático de armas que pode ser configurado para instalação em navios ou submarinos, precisava dar continuidade ao projeto aplicando melhorarias a ele, utilizando a linguagem UML e explorando a tecnologia orientada a objetos (OO). Os resultados esperados desta evolução incluíam a rastreabilidade de todas as etapas, desde a coleta de requisitos até o teste e manutenção do produto final.

 

Em busca de uma nova abordagem totalmente integrada de ciclo de vida de aplicação, a companhia realizou uma análise de mercado, a qual identificou a necessidade de mais ferramentas para melhorar o gerenciamento e automatizar os testes, e assim, integrar todos os estágios do ciclo de vida de suas aplicações. Para isso, a Consub contou com o apoio da Micro Focus.

 

“A gama de possibilidades oferecidas pela Micro Focus, desde a coleta de requisitos até a modelagem, formalização de processos, automação e gerenciamento de testes, controle de versões de artefatos nos apoiam em todas as etapas necessárias para o projeto”, explica Ricardo Albuquerque, diretor da Consub Defesa e Tecnologia.

 

Uma das soluções aplicada, Caliber, garantiu a conformidade e o alinhamento do desenvolvimento com as necessidades da Consub. O Caliber permite uma análise rápida e a exibição do requerimento visualmente.

 

Desde a integração proporcionada pela Micro Focus, a Consub passou a utilizar os diagramas oferecidos mais adequados às suas necessidades para projetar, desenvolver e implementar o sistema, a partir de uma análise de software, arquitetura, desenvolvimento e documentação.

 

“Este processo acelera o desenvolvimento e melhora a colaboração em equipe. Ele oferece transparência total em todo o ciclo do projeto para gerenciamento e para o cliente final. Isso nos traz maior produtividade, colaboração e um produto de maior qualidade”, conclui Albuquerque.

 

O projeto já está em operação há três anos, e devido as constantes melhorias promovidas pela parceria entre as duas empresas que já data de cerca de 05 anos, os ganhos obtidos já podem ser percebidos.

 

>> Panorama