>> Indústria

Comau aumenta eficiência e reduz em 60% falhas operacionais

SoftExpert Suite auxilia também na manutenção da certificação ISO 9001 da empresa pertencente ao grupo FCA (Fiat, Chrysler, Jeep, entre outras)

Por: Redação, ⌚ 20/12/2019 às 16h27 - Atualizado em 20/12/2019 às 16h27

A Comau aumentou o controle e reduziu em 60% o número de falhas na sua operação com a SoftExpert, a empresa ainda conta com um portfólio de robôs industriais e colaborativos, logística autônoma, tecnologia vestível, sistemas automatizados para linhas de produção, soluções digitais e interconectadas, centros de usinagem, serviços especializados de manutenção industrial e facilities.

 

O SoftExpert Suite permite o monitoramento de processos e contratos em todas as suas etapas, através de um processo estruturado e automatizado. A solução foi disponibilizada para todas as áreas envolvidas, com níveis diferentes de segurança e gestão, com portais dinâmicos, onde há informações relevantes para cada nível, podendo ser acessadas, inclusive, via smartphones.

 

“Com a ferramenta, nossas necessidades/demandas para a operacionalização da Comau foram atendidas em todas as suas etapas. Para este desenvolvimento foi criada uma equipe multifuncional, com profissionais das áreas de Qualidade, Engenharia e Processos em um total de 8 meses de trabalho”, avalia Cláudia.

 

Segundo Cláudia Regina Comunian, Analista QMO da Comau Brasil, o gerenciamento da unidade de negócios Service, juntamente com processos e informações de desempenho eram basicamente realizados em planilhas e comunicação feita por e-mail, o que significava dependência de processos manuais. Os mais de 50 contratos implantados em 12 estados brasileiros, organizados por linhas de portfólio e região, geravam informações utilizando 25 ferramentas/planilhas por local, em um total de 500 documentos por mês.

 

“Hoje temos um acompanhamento confiável do desempenho dos contratos, com identificação de problemas e falhas de forma ágil, ação assertiva para soluções e sugestões de melhorias. Conseguimos reduzir o risco de falhas em 60%, conforme dados das últimas auditorias do SGQ, na aplicação correta e completa, criando uma cultura organizacional focada na Qualidade, conscientizando usuários e gerentes, além de auxiliar na manutenção da certificação ISO 9001”, salienta Claudia.

 

 

>> Panorama