>> Governo

Sabesp amplia projeto com a TmaxSoft

Após um ano da utilização do banco de dados Tibero, instituição decidiu adquirir novas licenças e migrar seus sistemas para um novo ambiente

Por: Redação, ⌚ 20/06/2017 às 12h06 - Atualizado em 20/06/2017 às 12h06

A TmaxSoft e a NalbaTech, multinacional espanhola provedora de soluções de TI, anunciam a renovação de contrato com a Sabesp. Fruto de licitação, a negociação viabiliza o fornecimento do Tibero, banco de dados da TmaxSoft, com o objetivo de suportar as aplicações do ambiente legado e a migração de novas aplicações para esse ambiente. A Sabesp contratou as licenças do Tibero Enterprise Edition 6.0 e Tibero Active Cluster (TAC).

​​

Desenvolvido internamente pelo Departamento de Cobrança da Sabesp, o sistema SIC entrou em operação no ano de 2000, baseado em um banco de dados que, até então, atendia as demandas da companhia. Com o passar dos anos, novas funcionalidades precisavam ser incluídas, o que requeria a evolução da solução adotada que não mais as comportava. Inclusive, por ser uma versão antiga, o banco de dados já não contava mais com o suporte técnico do fabricante, característica que representa um grande risco para a empresa.

 

Com este cenário, a Sabesp decidiu iniciar o procedimento para a migração do ambiente e, em 2016, a companhia optou por atualizar o banco de dados abrindo um processo licitatório o qual o Tibero venceu. Após um ano da utilização do banco de dados da TmaxSoft, a Sabesp identificou o sucesso e a estabilidade do SIC, pois não houve a nenhum tipo de incidência, o que proporcionou um ambiente de segurança para poder migrar outras aplicações.

​​

Tendo em consideração esse cenário positivo com a aquisição da solução da TmaxSoft, após um ano, a Sabesp decidiu migrar mais sistemas e aumentar o ambiente Tibero contratando novas licenças. Inclusive, a companhia optou por um ambiente de alta disponibilidade ao utilizar o Tibero Active Cluster (TAC), que proporciona continuidade dos negócios sem riscos e com alta performance.

A Nalbatech realizou a migração total dos dados para o Tibero em apenas 1h30, sem riscos ou grandes alterações nos códigos e com o SIC funcionando em sua plena performance. Além de possibilitar a evolução do sistema e de contar com o suporte técnico buscado pela empresa, a solução oferece a possibilidade de virtualização simplificada e acessível, outro objetivo da equipe Sabesp.

 

A solução permite ainda licenciamento de ambiente virtual sem a necessidade de licenciamento para ambiente físico, o que proporciona uma redução de custos, uma vez que não é preciso investir em hardware e novas licenças.

 

>> Panorama