>> Governo

Prefeitura de Luzerna garante economia com TI

Em parceria com plataforma 1Doc, a cidade catarinense transformará toda a economia com informatização em seu programa de capacitação profissional e reforça transparência na gestão

Por: Redação, ⌚ 08/10/2018 às 18h01 - Atualizado em 08/10/2018 às 18h01

Gerar economia aos cofres públicos e promover inclusão profissional para os estudantes da rede municipal de ensino. Esses são os objetivos da prefeitura do município de Luzerna, no interior de Santa Catarina, ao fechar uma parceria com a 1Doc, plataforma especializada em comunicação, atendimento e gestão documental para órgãos públicos.

 

Desde o último dia 23 de agosto, o município de Luzerna adotou a solução da 1Doc, que possui mecanismos que visam à economia de recursos financeiros, materiais e humanos, gerando rapidez nos atos administrativos e permitindo transparência e acesso informação a todos os cidadãos. Desta forma, será possível dar respostas aos pedidos e requerimentos, nos prazos estabelecidos em lei, via internet.

 

Como resultado dessa parceria, todo o valor que a prefeitura investiria na plataforma será revertido para o programa “Educação para o Mundo do Trabalho”, que tem como objetivo capacitar alunos da rede municipal de ensino em diversas áreas de conhecimento, como mecânica básica e avançada, eletricidade e instalações, montagem e manutenção de computadores, programação em informática, entre outras ligadas à tecnologia e empreendedorismo.

 

Mensalmente a 1Doc emitirá uma fatura à prefeitura, e a gestão prestará contas da reversão do pagamento para o investimento no projeto. Segundo o prefeito da cidade, Moisés Diersmann, iniciativas como essa são fundamentais para o desenvolvimento profissional de crianças e adolescentes. “O dia a dia das empresas vem para dentro desse programa, e para o jovem faz sentido, uma vez que ele passa a desenvolver uma atividade que possui forte ligação com o mercado de trabalho”, afirma.

 

Para Jéferson de Castilhos, sócio-fundador da 1Doc, parcerias dessa natureza são essenciais, pois a educação é a chave para um Brasil melhor. “Os órgãos públicos, assim como toda organização empresarial, precisam de pessoas com conhecimento para atuar em suas áreas estratégicas. Este projeto será o espelho que mostrará ao setor público e à população que investir em informatização traz benefícios para todos”, afirma.

 

Transparência na gestão pública

 

Com a adoção da plataforma 1Doc, a prefeitura de Luzerna também irá aumentar a eficiência de seus serviços à população, permitindo transparência e acesso à informação a todos os cidadãos. Desta forma, possibilita-se ainda oferecimento de resposta aos pedidos e requerimentos, nos prazos estabelecidos em lei, via internet.

 

De acordo com estimativas preliminares da 1Doc, com a informatização na gestão, a prefeitura de Luzerna, que possui cerca de 5,5 mil habitantes, conseguirá uma economia mensal de cerca de R$ 5 mil. Isso acontece por eliminar os gastos diretos e indiretos com o uso do papel. Com a plataforma, os processos já nascem digitais e proporcionam, entre outros benefícios, que o atendimento ao cidadão seja simples e transparente.

 

De acordo o prefeito da cidade, a plataforma tem o objetivo de trazer maior na gestão de Luzerna. “As ferramentas tecnológicas vêm para tornar a gestão pública mais eficiente e a população precisa acompanhar todas as solicitações feitas junto ao município”, avalia.

 

>> Panorama