>> Governo

Governo de Santa Catarina investe em inovação gerencial

Por meio do programa de inovação aberta LinkLab, da (ACATE), Governo busca se conectar com Startups para inovar na gestão estadual

Por: Redação, ⌚ 06/12/2019 às 12h15 - Atualizado em 06/12/2019 às 12h29

Em iniciativa inédita em Santa Catarina, o Governo do Estado anunciou, na última segunda-feira (02), o programa de inovação aberta, coordenado pela Secretaria de Estado da Administração (SEA). O projeto busca promover conexão com startups que desenvolvem soluções tecnológicas para auxiliar na digitalização da gestão estadual. A iniciativa será colocada em prática no âmbito do LinkLab, programa de inovação aberta da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), com a instalação de um time de inovação do Governo no Laboratório de Inovação Nidus, na sede da ACATE, em Florianópolis (SC).

 

“Com a entrada do Governo do Estado no LinkLab, as empresas do ecossistema de Santa Catarina terão a oportunidade de levar inovação e tecnologia para o dia a dia da gestão pública”, afirma Silvio Kotujansky, vice-presidente de Mercado da ACATE e idealizador do LinkLab. “O Executivo catarinense  identificou oportunidades de melhoria e abrindo caminho para que outros Governos possam também pensar cada vez mais sobre inovação”, finaliza Silvio.

 

Com a parceria, o Governo do Estado inaugura um Laboratório de Inovação (Nidus), que tem o conceito de um ninho, para gestar novas ideias. “O Governo se integra à rede de inovação de Santa Catarina. Nós precisamos ser inovadores de fato, facilitar a vida do cidadão e encontrar soluções para os problemas dos catarinenses. É uma iniciativa inédita no Estado que nos permitirá avançar nas áreas de saúde, educação, segurança pública, infraestrutura. Tudo é possível quando abrimos espaço para a inovação”, afirma o governador Carlos Moisés da Silva. A Polícia Militar de Santa Catarina é o primeiro órgão a atuar no Nidus.

 

Compuseram seção de autoridades na cerimônia o Governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva; o Secretário Executivo de Comunicação, Ricardo Dias; o comandante geral da Polícia Militar, Coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes, o presidente do Centro de Informática e Automação do Estado (Ciasc) Sérgio André Maliceski; os secretários de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca; Educação, Natalino Uggioni; e Desenvolvimento Econômico Sustentável, Lucas Esmeraldino; e o presidente da ACATE, Daniel Leipnitz.

 

Lançamento programa de educação

 

Foi lançado na mesma cerimônia também o EDUtec, programa do Governo do Estado de Santa Catarina que busca qualificar e capacitar estudantes e egressos das instituições públicas de ensino médio para o mercado de trabalho em tecnologia da informação e comunicação. O programa começa a operar no início de 2020, e é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Secretaria de Educação e em parceria com a Vertical Educação da ACATE, na indicação das principais demandas do mercado e das diferentes regiões do Estado. O programa começa disponibilizando 500 vagas em 120 escolas de 16 municípios de Santa Catarina e o Governo prevê que, até 2023, todas as escolas públicas que tenham ensino médio serão contempladas com o programa em seu currículo.

 

>> Panorama