>> Governo

Governo da Bahia obtém entrega de 100% do eSocial

Automatização do envio de dados públicos para o sistema gerou mais agilidade e transparência ao processo

Por: Redação, ⌚ 28/11/2018 às 15h25 - Atualizado em 28/11/2018 às 15h25

A Resource anuncia a conclusão da primeira etapa do Projeto eSocial integrado ao sistema RH Bahia. Essa ação é promovida pela Secretaria de Administração do Estado da Bahia (SAEB) para envio de dados públicos à base nacional do eSocial. Como parte da iniciativa, as informações de oito empresas estaduais foram integradas automaticamente à comunicação dos históricos de relação trabalhista de mais de 3.500 servidores.

 

“Conseguimos carregar todas as informações no sistema federal e até o fim de novembro os dados de todas as empresas governamentais do Estado estarão disponíveis para consulta. Estamos satisfeitos por concluir mais uma etapa de nosso projeto, cumprindo em 100% o prazo e as condições estabelecidas”, afirma Janaína Paes Franco Pinho, Gerente de Projetos da Resource.

 

Segundo a executiva, o cumprimento do cronograma e o sucesso das aplicações são resultantes da digitalização da base de dados do governo baiano, iniciada em 2017. “No ano passado, promovemos a adoção do SAP HCM (Human Capital Management – gestão do capital humano) na SAEB, realizada pela Resource em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado (Prodeb). Isso nos permitiu garantir muito mais agilidade e transparência agora, durante o envio de informações para o eSocial”, diz.

 

Economia significativa

 

A automatização do sistema traz agilidade e reduz o risco de possíveis falhas humanas na transferência e conferência dos dados. Com a conclusão da primeira etapa do projeto, a economia gerada pela descoberta de informações duplicados e prevenção de erros foi de R$ 3 milhões por mês e a estimativa é que chegue a R$ 90 milhões por ano, em 2019.

 

“Há uma importante economia mensal na folha de pagamento, já que por meio da automação dos dados transmitidos para a Receita Federal,  conseguimos detectar erros e fraudes. O setor de recursos humanos e financeiro das empresas também ganham mais tranquilidade com a transparência no acompanhamento dos pagamentos das taxas de previdência social, imposto de renda e FGTS, por exemplo. Conseguimos otimizar tempo e dinheiro”, afirma Edcassia de Oliveira Souza, Coordenadora do Projeto de implantação do e-Social da SAEB.

 

Para chegar a esse resultado, o projeto passou por etapas de customização das ferramentas, alinhando as diferentes exigências e padrões em relação aos dados dos funcionários. “Tínhamos processos que não se adequavam à ficha de informações do Governo Federal nem às exigências do eSocial, estabelecidas em Brasília. Ou seja: equalizamos as demandas dos dois lados, garantindo coerência e integridade entre às transmissões do banco de dados do Estado com a base do eSocial”, explica Edcássia.

 

Os Projetos RH Bahia e eSocial, pioneiros para iniciativa pública, serão utilizados para melhoria administrativa e gestão de pessoas em todos os órgãos do Estado, incluindo autarquias, fundações e empresas de economia mista da Bahia. Dessa forma, a iniciativa beneficiará mais de 270.000 servidores públicos ativos e pensionistas, oferecendo mais transparência para a gestão no governo baiano.

 

>> Panorama