Edit Content

Menu

shutterstock_387613720_everything-possible

Agência Espacial Europeia firma acordo com Atos

Agência Espacial Europeia firma acordo com Atos

Parceria trará nova plataforma Copernicus, que combina dados geográficos do maior programa de observação da Terra, com dados de várias fontes e os transformará em produtos de informação para empresas

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

A Atos foi selecionada pela Agência Espacial Europeia (ESA) para fornecer e gerenciar o Serviço de Acesso a Dados e Informações do Copernicus, o maior programa de observação do planeta Terra. O serviço combina dados geográficos em tempo real do Copernicus, com dados de várias fontes e os transformará em produtos de informação para empresas em setores como indústria, seguros, serviços públicos, agricultura, silvicultura, planejamento urbano e serviços de emergência.

 

Esses novos serviços podem ajudar, por exemplo, cientistas a entenderem o impacto da mudança climática, governos e cidades a administrar melhor e antecipar o desenvolvimento urbano, empresas de petróleo e gás a avaliar e gerenciar riscos, agricultores a gerenciar melhor suas colheitas e produção.

 

Uma plataforma aberta dedicada à inovação

 

A Atos será responsável pela integração, entrega e operação da plataforma de nuvem que integrará fontes de dados especializadas. A nova plataforma tornará mais acessíveis os dados da constelação de satélites Sentinel da União Europeia e dos provedores de dados. Isso possibilitará que terceiros (agentes industriais, instituições como agências espaciais nacionais, PMEs e startups) criem serviços empresariais inovadores baseados em dados de satélite, integrar facilmente dados de observação da Terra em suas cadeias de valor comerciais, permitindo-lhes obter perspectivas que antes não eram possíveis. A Atos, juntamente com seus parceiros, projetará e comercializará esses novos serviços.

 

“Temos investido nesta oferta há vários anos para ajudar organizações científicas, organizações públicas e empresas de todos os tamanhos a se beneficiarem da integração de grandes quantidades de dados de Observação da Terra com fontes de dados de terceiros”, disse Stéphane Janichewski, diretora dos Mercados Aeroespacial e Defesa da Atos. “Vemos imensas oportunidades para abordarmos alguns dos maiores desafios da sociedade, como a proteção da vida selvagem, a mudança climática ou a escassez de recursos.”