>> Finanças

Volkswagen e Amazon Web Services desenvolverão Nuvem Industrial

O objetivo é alcançar melhorias significativas na produtividade das fábricas

Por: Redação, ⌚ 28/03/2019 às 11h38 - Atualizado em 28/03/2019 às 11h38

A Volkswagen e a Amazon Web Services desenvolverão juntas a Nuvem Industrial Volkswagen. As duas companhias anunciaram um acordo global multianual para desenvolver o projeto em conjunto. No futuro, a Nuvem Industrial Volkswagen combinará dados de todas as máquinas, fábricas e sistemas de todas as 122 instalações industriais do Grupo Volkswagen.

 

Isso apresentará novas possibilidades para a otimização dos processos de produção e permitirá consideráveis avanços na produtividade das fábricas. Dessa forma, a Nuvem Industrial Volkswagen criará os pré-requisitos para alcançar os objetivos de produtividade na produção.

 

No longo prazo, toda a cadeia global de fornecimento do Grupo Volkswagen, com mais de 30 mil instalações e mais de 1.500 fornecedores e empresas parceiras também poderá ser integrada. Ao alavancar a tecnologia e os serviços da Amazon Web Services, a Volkswagen está criando sua Nuvem Industrial como uma plataforma industrial aberta, que outros parceiros das áreas da indústria, logística e vendas poderão usar no futuro.

 

“Iremos continuar a fortalecer a produção como um fator chave de competitividade para o Grupo Volkswagen. Nossa colaboração estratégica com a Amazon Web Services será o alicerce”, afirmou Oliver Blume, presidente do Conselho Executivo da Porsche AG e membro do Conselho Diretor da Volkswagen Aktiengesellschaft responsável pela área de Produção.

 

“O Grupo Volkswagen, com seu conhecimento global da produção de automóveis, e a Amazon Web Services, com seu know-how tecnológico, complementam um ao outro extraordinariamente bem. Com nossa plataforma industrial global, queremos criar um ecossistema industrial crescente com transparência e eficiência, trazendo benefícios para todos os envolvidos”, complementa Blume.

 

“A nuvem industrial da Volkswagen, que vai reinventar seus processos de manufatura e logística, é mais um exemplo de como a Volkswagen continua a inovar e liderar”, declarou Andy Jassy, CEO da Amazon Web Services.

 

“A colaboração mútua da Volkswagen e AWS terá um profundo impacto na eficiência e qualidade da produção através de toda a cadeia global de suprimento da Volkswagen, à medida que o Grupo Volkswagen terá acesso à mais ampla e profunda nuvem com o máximo de funcionalidade, inovação, performance e segurança e a maior comunidade de parceiros e clientes de qualquer outra provedora de infraestrutura. Estamos estreitamente alinhados através dos negócios da Volkswagen para ajudá-los a reimaginar o futuro da fabricação de automóveis tirando vantagem de todos os benefícios que a nuvem pode proporcionar”, afirmou Jassy.

 

TI na produção será padronizada

 

Através do desenvolvimento da Nuvem Industrial Volkswagen, a fabricante de automóveis está lançando a base para a digitalização sem barreiras de sua produção e logística. A Tecnologia da Informação (TI) no nível de produção de maquinário, equipamentos e sistemas – no planejamento da produção e gerenciamento de estoques, por exemplo – deverá ser padronizada e ligada em rede através de todas as 122 plantas de produção do Grupo Volkswagen. Até agora, tem havido diferenças entre os sistemas individuais das fábricas.

 

O Grupo Volkswagen e a Amazon Web Services desenvolverão juntos a Nuvem Industrial Volkswagen

 

A Volkswagen optou pelo portfólio de serviços da AWS, incluindo Internet das Coisas (IoT), análise do aprendizado de máquina e serviços computacionais, que foram desenvolvidos especialmente para o ambiente de produção e serão ampliados para atender às necessidades da indústria automotiva. A arquitetura será a nova Plataforma Digital de Produção (DPP) da Volkswagen no futuro.

 

Todas as fábricas do Grupo e empresas fora do Grupo irão basear suas arquiteturas de sistema nessa plataforma, que vai padronizar e simplificar a troca de dados entre sistemas e fábricas.

 

Otimização de processos

 

Com sua Nuvem Industrial, a Volkswagen pretende melhorar ainda mais a eficiência e flexibilidade da produção. A combinação de dados de todas as fábricas vai proporcionar novas possibilidades para a otimização dos processos. Isso inclui o controle mais eficiente do fluxo de materiais, a detecção precoce e eliminação de engarrafamentos no fornecimento e interrupções de processos e a operação otimizada do maquinário e equipamento em todas as fábricas.

 

Além disso, a plataforma baseada na nuvem, com sua permuta de dados simplificada, é um pré-requisito essencial para a Volkswagen poder distribuir rapidamente novas tecnologias e inovações a todas as suas várias instalações. Elas incluem robótica inteligente e funções de análise de dados para avaliar e checar processos de chão de fábrica entre as diversas instalações de produção.

 

Com a plataforma baseada em nuvem, novas aplicações, como na área de segurança de TI para sistemas de chão de fábrica poderão ser alocadas diretamente para todas as instalações ao redor do mundo. A Volkswagen irá alavancar as melhores práticas de inovação da AWS para tornar-se mais ágil de reagir mais rapidamente às tendências da indústria.

 

Plataforma Industrial aberta

 

A Volkswagen está criando a Nuvem Industrial como uma plataforma aberta. O objetivo é integrar outras companhias e construir uma rede de parceiros industriais com uma base de dados e informações que irá beneficiar todos os envolvidos. No longo prazo, a cadeia global de fornecimento do Grupo Volkswagen, com mais de 30 mil instalações e mais de 1.500 fornecedores e empresas parceiras também poderá ser integrada.

 

Também é possível que a plataforma em nuvem possa ser acessível de forma geral por outras fabricantes de carros. Isso irá criar um ecossistema industrial global em crescimento permanente. Negociações específicas com grandes empresas industriais interessadas em migrar para a Nuvem Industrial Volkswagen já estão em andamento.

 

Projeto será desenvolvido em vários centros de TI

 

Equipes especializadas da Volkswagen e da Amazon Web Services estão dando forma em conjunto à Nuvem Industrial Volkswagen. No médio prazo, cerca de 220 especialistas vão trabalhar no projeto. Eles estão baseados em vários centros de competência de TI da Volkswagen, assim como no Industrial Cloud Innovation Center, em Berlim, na Alemanha. Especialistas de Dresden, Munique e Wolfsburg também darão apoio adicional.

 

O trabalho deve começar imediatamente. As equipes já definiram 140 projetos de integração.  Eles incluem, por exemplo, um sistema para acompanhamento da transferência de mercadorias no interior e fora da fábrica, como por caminhões (serviço de localização de veículos) e serviços para a análise da eficiência de sistemas dentro das fábricas (eficiência geral do equipamento, OEE).  O objetivo é colocar a Nuvem Industrial e os primeiros serviços concretos em operação no final de 2019.

 

 

>> Panorama