>> Finanças

Quod e Cignifi anunciam parceria

Acordo deve promover o lançamento de plataforma online de análise de crédito, marketing e prevenção a fraude para consumidores não bancarizados, usando dados de operadoras de telecom com IA e machine learning

Por: Redação, ⌚ 07/11/2018 às 15h58 - Atualizado em 07/11/2018 às 15h58

A Quod, empresa gestora de bases de dados para o cadastro positivo, e a Cignifi, uma fintech americana, anunciaram uma parceria com potencial de melhorar significativamente o acesso aos serviços financeiros para milhões de consumidores que não são servidos adequadamente pelo sistema financeiro no Brasil.

 

As empresas vão lançar em parceria a primeira plataforma online de análise de crédito, marketing, prevenção a fraude e analytics para consumidores não bancarizados e pequenas e médias empresas (PME) usando dados alternativos de operadoras de telecomunicações com inteligência artificial e ferramentas proprietárias de machine learning.

 

A Quod e a Cignifi estão em conversas adiantadas com operadoras e varejistas para trazer esta plataforma ao mercado. Combinando a nova abordagem da Quod para os scores de crédito com dados do cadastro positivo, a plataforma será capaz de analisar consumidores e pequenas empresas para terem acesso a uma ampla gama de produtos e serviços financeiros e ao mesmo tempo ampliar o mercado para quem oferta crédito.

 

“A missão da Quod é conectar consumidores e negócios de uma forma totalmente nova. Aproximadamente 30% dos consumidores brasileiros não são bancarizados, então nós precisamos de uma abordagem inovadora, segura e comprovada para trazer estes consumidores ao mercado de crédito e, ao mesmo tempo, reduzir a incerteza para as empresas que ofertam crédito”, afirma Rodrigo Abreu, o presidente da Quod.

 

“Nós estamos muito animados para ajudar a implantar o cadastro positivo no Brasil”, disse Jonathan Hakim, CEO da Cignifi. “O principal objetivo da parceria é conectar pessoas, empresas e instituições financeiras de uma forma transparente e eficiente e permitir que todas as partes tomem decisões melhores, mais bem informadas e transparentes.”

 

A plataforma Quod-Cignifi vai oferecer uma cobertura substancial a milhões de novos usuários de crédito no Brasil. O aparecimento de uma gestora de bases de dados do cadastro positivo é importante pois ela analisa todo o histórico de crédito dos consumidores ao invés de considerar apenas uma potencial inadimplência. A privacidade dos consumidores e as políticas de uso das informações são temas prioritários para a parceira Quod-Cignifi e serão rigorosamente respeitadas pelo uso de dados anonimizados e coletados com consentimento dos usuários.

 

Da perspectiva dos negócios, a implantação da parceria endereça três pontos principais a serem enfrentados pelas operadoras de telefonia:

 

– O alto risco de inadimplência e exposição a fraude dos novos clientes

 

– O desafio de contatar os consumidores que deixaram de pagar suas contas e não tem outro número válido para contato

 

– A dificuldade de processar e utilizar os dados que as operadoras geram

 

As operadoras de celular também podem se beneficiar das ferramentas de ciclo de vida dos clientes para minimizar o churn (saída de clientes) e aumentar o life-time value (valor potencial de longo prazo) dos clientes. Elas também podem acessar informações bastante granulares de participação de mercado e obter insights (correlações não óbvias) da base de clientes. A oferta da parceria inclui o complemento aos scores de crédito da Quod, bem como scores de fraude e propensão a aderir a iniciativas de marketing digital.

 

>> Panorama