Edit Content

Menu

shutterstock_353858243_Who-is-Danny

Nasdaq e Citi anunciam utilização de blockchain em operações bancárias

Nasdaq e Citi anunciam utilização de blockchain em operações bancárias

Empresas desenvolveram solução integrada que permite processar e reconciliar instruções de pagamento de forma sincronizada e ininterrupta com tecnologia de banco de dados distribuído

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

A Nasdaq e o Citi, por meio da área de Treasury and Trade Solutions (TTS), anunciaram uma nova solução integrada que permite processar e reconciliar instruções de pagamento de forma sincronizada e ininterrupta utilizando Distributed Ledger Technology (banco de dados distribuído que guarda registros de forma permanente e à prova de violação) para o registro e a transmissão das transações. Já foram realizadas pelo Citi diversas transações nesta tecnologia, incluindo o processamento automatizado de pagamentos internacionais por meio de link entre a plataforma de conectividade CitiConnect® for Blockchain e a Plataforma Linq do Nasdaq Financial Framework. O resultado da parceria viabiliza uma solução institucional pioneira, que integra de maneira sólida a tecnologia blockchain com a rede financeira global do Citi, alavancando-se na tecnologia de APIs.

 

A aliança entre o Citi e a Nasdaq aproveita a infraestrutura blockchain da empresa Chain e baseia-se nas competências estratégicas dos líderes da indústria, que estão na vanguarda da inovação no setor financeiro global. As tecnologias emergentes, como a Distributed Ledger Technology (DLT), habilitam novas plataformas e ecossistemas blockchain para soluções digitais em tempo real. Esta integração pode permitir, por exemplo, que instituições como a Nasdaq Private Market superem desafios na gestão da liquidez de títulos privados, otimizando transações de pagamento entre múltiplas partes.

 

Benefícios-chave que esta integração

 

  • Processo transacional integrado e contínuo para títulos de companhias privadas

 

  • Acesso direto a pagamentos globais da plataforma Linq da Nasdaq utilizando CitiConnect® for Blockchain e WorldLink® Payment Services, o serviço de pagamentos internacionais multi-moeda do Citi;

 

  • Maior eficiência operacional e facilidade de conciliação com visibilidade em tempo real dos pagamentos no livro-razão do blockchain.

 

“Esta nova ferramenta de pagamento é um marco no setor financeiro global e representa um momento importante na aplicação da tecnologia blockchain nos negócios”, comentou Adena Friedman, CEO da Nasdaq. “Por meio desta integração eficaz da tecnologia blockchain e sistemas financeiros globais, podemos aumentar a transparência das operações e a facilidade da reconciliação, o que pode implicar em profundas transformações para os atuais modelos operacionais nos mercados de capitais. Estamos entusiasmados por alcançar este resultado com a colaboração dos nossos parceiros, Citi e Chain, e almejamos continuar nosso trabalho conjunto para aumentar a escala desta oferta.”

 

Naveed Sultan, head global de TTS do Citi, comenta que “O CitiConnect® for Blockchain oferece um elo fundamental entre as plataformas blockchain e a rede financeira global do Citi. Nossa aliança com a Nasdaq demonstra o foco do Citi em inovações centradas no cliente, e é um exemplo da forma como interagimos ativamente com nossos clientes para criar conjuntamente soluções inovadoras, líderes e diferenciadas para o mercado global.”

 

“Para a Chain, é muito gratificante que nossa tecnologia esteja apoiando empresas líderes desta indústria. Por meio deste esforço, percebemos em primeira mão que o Citie a Nasdaq são pioneiros ao aplicarem com sucesso uma tecnologia inovadora para habilitar soluções de classe mundial para seus clientes”, salientou Adam Ludwin, CEO da Chain.

 

A solução se baseia no fato de que tanto a Nasdaq como o Citi foram membros fundadores do IDEO CoLab em junho de 2015, que tem como objetivo explorar tecnologias emergentes como blockchain. Em setembro deste ano, a Nasdaq e o Citi Ventures investiram na rodada de financiamento série B da Chain, junto com outras instituições financeiras líderes.